O Programa Nacional de Controle de Tabagismo, criado pelo Ministério da Saúde para os municípios, será ampliado em Bragança. O programa oferece medicação e manuais do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Atualmente oferecido na unidade de saúde do bairro Vila Bianchi, será estendido para as unidades da Vila Davi, São Miguel, Jardim Iguatemi e Planejada I.
O tratamento é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta, psicólogo, farmacêutico, educador físico e nutricionista. Estes profissionais passaram por capacitação no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas (Cratod), da Secretaria de Estado da Saúde e, com isso, o Ministério da Saúde emitiu certificado habilitando-os e dando suporte com envio de materiais educativos e medicamentos.
Ao se inscrever no programa, o paciente passará por avaliação do quadro clínico e psicológico para determinar o grau de dependência que definirá o tratamento, que dura cerca de dois meses. Nesse período os pacientes são incentivados a adquirir novos hábitos, visando o abandono do cigarro.
O próximo passo é a participação dos usuários em um grupo de manutenção, realizado uma vez por mês, para continuar auxiliando no tratamento. Adolescentes também podem participar do programa, desde que acompanhados por um responsável.
Inicialmente, estão sendo chamadas para realizar o tratamento 75 pessoas que estão na lista de espera da unidade de saúde da Vila Bianchi. Após isso, novas pessoas da lista serão chamadas.
Além destas unidades mais três estão em fase de implantação do programa: Pedro Megale, São Lourenço e Hípica Jaguari. As equipes já foram capacitadas e estão aguardando liberação do Ministério da Saúde. O projeto é ampliar futuramente o programa para mais unidades de saúde.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2011 foram gastos R$ 21 bilhões com doenças derivadas do tabaco, como infarto, derrame cerebral e doenças pulmonares, entre elas o câncer de pulmão.
Os interessados em participar do tratamento devem procurar a unidade de saúde do bairro Vila Bianchi localizada na praça Cônego Francisco de Assis, s/nº, para deixar o nome na lista de espera.
Apresentação do programa
Na próxima quarta-feira, dia 7, a partir das 13h, no almoxarifado da saúde, localizado na alameda XV de Dezembro, s/nº, Penha, os novos pacientes participarão de encontro para conhecer o programa. Os profissionais estarão no local para explicar como funciona o tratamento e saber quais são os benefícios para quem consegue se liberar do vício.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista