A Prefeitura de Bragança Paulista apreendeu sete galos de rinha, uma galinha e nove frangos, que seriam criados para rinha, durante uma operação realizada na manhã do dia 7/02, no Jardim Santa Libânia.
A prática de rinha, ou seja, briga de galos é proibida no Brasil desde 1998, mas ainda atrai pelo país centenas de apostadores e movimenta muito dinheiro.
Durante a operação os veterinários e biólogos da Prefeitura constataram que os animais estavam em condições de maus tratos.
As aves estavam reclusas em pequenas gaiolas de madeira e apresentavam ferimentos e marcas pelo corpo, falhas nas penas, esporas afiadas, que são bem características de galo de rinha.
Os animais foram então apreendidos e soltos em local apropriado. Diante dos fatos, a Prefeitura tomou as medidas administrativas cabíveis e encaminhará um relatório para o Ministério Público para apuração do crime ambiental.
Denúncias de maus tratos a animais podem ser feitas pelo telefone 11 4034-6780. Outras informações: meioambiente@braganca.sp.gov.br ou facebook.com/meioambientebraganca.
FOTO: DIMP/PMBP