A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, informa que estão abertas as inscrições para a oficina de criação e manufatura de enfeites de Natal. O objetivo é utilizar para a decoração natalina materiais recicláveis, reutilizando e reaproveitando tanto as decorações dos anos anteriores quanto outros materiais que seriam simplesmente descartados no meio ambiente e, muitas vezes, de maneira incorreta.
Desta maneira, pela primeira vez a Administração Municipal realizará na cidade o Natal Sustentável. Com o projeto, será possível capacitar a população através das oficinas de cenografia e adereços artesanais, em que os munícipes interessados em participar desta iniciativa, principalmente os que já participam dos cursos e oficinas do Fundo Social, aprenderão técnicas de manufatura de objetos e cenários com materiais reciclados, além de atuar no processo de montagem da decoração. Outra ação positiva é que o impacto ambiental causado pela aquisição e descarte de uma quantidade enorme de material de consumo será reduzido.
Haverá ainda a supervisão de uma artista plástica, que contribuirá para tornar a ação ser bem executada. Além de promover a sustentabilidade e a solidariedade, esta iniciativa apresentará uma decoração diversificada em relação às outras cidades.
As oficinas serão realizadas a partir da próxima segunda-feira, dia 17, no Centro Cultural Geraldo Pereira, Matadouro, das 15h às 18h e das 19h às 22h, toda segunda, quarta e sexta-feira.
Para participar, a população deve realizar a inscrição na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Fundo Social de Solidariedade ou no local que ocorrerão as oficinas. Os interessados também podem solicitar o formulário online para inscrição através do email educativo.smct@gmail.com .
A Prefeitura informa ainda que serão aceitas doações de garrafas PET, brinquedos e bonecas de pano usadas, além de pelúcias usadas também para a confecção dos enfeites. As doações devem ocorrer até o dia 30, nos seguintes locais: Museu do Telefone, Centro Cultural Geraldo Pereira, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista