Na tarde da última quarta-feira, dia 20, o prefeito Fernão Dias entregou, no palácio Santo Agostinho, o auxílio aos atletas de Bragança Paulista aprovados no Bolsa Atleta. O programa federal foi regulamentado em Bragança pela Administração Municipal em 2014, sendo esta a primeira vez que atletas do município recebem a ajuda de custo.
Foram aprovados para receber o auxílio 23 atletas das modalidades de Atletismo, Atletismo Pessoa com Deficiência (PCD), Basquete, Bmx Bike, Ginástica Artística, Jiu-jitsu, Judô e Vôlei. O valor total do incentivo é de R$ 3 mil, sendo divididos em duas parcelas de R$ 1.500,00, correspondente ao valor de três meses. O próximo cheque será entregue em novembro.
O bolsa atleta é um programa do Governo Federal que propicia patrocínio individual de atletas, permitindo assim com que eles se dediquem exclusivamente aos treinamentos e estudos, ao invés de ter uma rotina pesada dividindo trabalho, estudo e treinamento. A ajuda de custo permitirá também que os atletas economizem nos gastos com equipamentos, transporte, alimentação, entre outros.
Representando todos os atletas, o maratonista Jovadir Júnior Acedo recebeu das mãos do prefeito Fernão Dias o primeiro cheque do incentivo. “Muitos atletas desistem pela falta de tempo para treinar em razão do trabalho, esse dinheiro vem para nos ajudar na estrutura de treinamento e competição. A entrega da ajuda de custo do Bolsa Atleta é o reconhecimento da nossa dedicação”, declarou o atleta que em 2013 foi o melhor sul-americano na Maratona Internacional de Buenos Aires, ficando com a quarta colocação, e o melhor brasileiro na Maratona Internacional de Nova York, chegando na 18ª posição.
Como critérios de seleção, os atletas tinham que comprovar que estavam em plena atividade pela entidade esportiva do município; que são federados e já participaram de competições oficiais nos âmbitos federal, estadual ou municipal; que já competiram pelos Jogos Regionais ou Jogos Abertos organizados pela Secretaria Estadual de Esporte; que competiram e representaram o município no ano anterior a aquele em que estava pleiteando a bolsa; e que concluiu o Ensino Médio ou está matriculado em alguma instituição de ensino público ou privado.
Outra beneficiada do programa é a atleta de Atletismo PCD Maria Aparecida de Souza da Silva, que é deficiente visual desde os quatro anos de idade e hoje, com 40, já conquistou 20 medalhas pelo Circuito Loterias Caixa, Jogos Regionais, Jogos Abertos e Campeonato Paulista de Atletismo. Para ela, “esta é a valorização dos atletas que representam Bragança. Além de ser uma oportunidade para treinar e se dedicar mais, é também uma forma de motivar os atletas deficientes a não desistirem de lutar”.
Na solenidade, o prefeito Fernão Dias destacou a importância do esporte na vida das pessoas e da responsabilidade que tem com o dinheiro público e com os atletas bragantinos. “O esporte é a possibilidade de se viver melhor. Tenho responsabilidade com cada real do dinheiro público e esses atletas conquistaram o auxílio, pois merecem todo respeito e incentivo desta Administração”, enfatizou.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista