Um cachorro do mato, uma coruja e um sagui foram resgatados em área urbana por agentes da Prefeitura de Bragança Paulista responsáveis pelo manejo de animais silvestres e encaminhados à Associação Mata Ciliar para tratamento veterinário e reabilitação.
O cachorro do mato foi resgatado na segunda-feira, dia 28, na Rodovia Alkindar Monteiro Junqueira, na altura do km 49 (entrada do Bairro Campo Novo), após denúncias que o animal estava próximo ao acostamento consciente, mas sem se mover, com suspeita de atropelamento.
Já na quarta-feira, dia 30, foi feito o resgate de uma coruja mocho-dos-banhados dentro de um condomínio residencial localizado na Av. Dr. Plínio Salgado. No resgate foi evidenciado que o animal não voava, estava agressivo e sem movimentar seus membros inferiores.
E na quinta-feira, foi resgatado um macaco sagui entre as avenidas Dr. Plínio Salgado (na altura do Poupatempo) e Imigrantes, Zona Norte da cidade. Agentes da Prefeitura foram chamados após um munícipe presenciar o atropelamento do animal, que se encontrava bem debilitado.
Todos os animais foram encaminhados para o Centro de Recepção de Animais Silvestres (CRAS), localizado no Jardim Público, onde receberam os primeiros cuidados de veterinários da Prefeitura e posteriormente levados à sede da Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, para tratamento e reabilitação, conforme prevê o convênio 01/2012 firmado entre a Prefeitura de Bragança Paulista e Associação.
Cabe ressaltar que animais silvestres são criaturas estritamente selvagens, portanto não devem ser mantidos como animais de estimação ou ser alimentados. Para mais informações sobre como proceder com ocorrências de animais silvestres ou sobre a campanha educativa Bicho Solto entre em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Bragança Paulista no telefone 4034-6780, endereço eletrônico meioambiente@braganca.sp.gov.br ou página facebook.com/meioambientebraganca.
Fonte:
ASCOM Secretaria de Meio Ambiente de Bragança Paulista