Após a 7ª edição da Campanha ‘Fique Sabendo’ e das diversas ações preventivas em escolas estaduais no município, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio do programa DST/AIDS e Hepatites Virais, informa que realizou 779 testes de HIV. Destes, 470 foram feitos com coleta de sangue e 309 com fluido oral, sendo que apenas um teste apresentou resultado positivo para HIV.
A campanha, que ocorreu do dia 1º ao dia 5 de dezembro, e as ações educativas dentro das escolas estaduais também ocorridas no dia 1º tiveram como objetivo incentivar a população com vida sexualmente ativa a realizar o teste rápido para detecção da doença, evitando, assim, o diagnóstico tardio.
O teste rápido, realizado em até 30 minutos, esteve disponível em todas as unidades de saúde da zona urbana, com diferentes horários durante a semana. Além disto, no dia 1º, as escolas estaduais Dom José Maurício da Rocha, no Jardim Novo Mundo; Professor Paulo Silva, no Taboão; Professor Ismael Aguiar Leme, no bairro Vila São Francisco; Professor Luiz Roberto P. Alegretti, na Vila Batista; Coronel Assis Gonçalves, na Santa Terezinha; Desportista Inaldo Manta, no bairro Curitibanos; Mathilde Teixeira de Moraes, no Parque dos Estados; Cásper Líbero, no Centro; e Ministro Alcindo Bueno de Assis (EEMABA), no Jardim Santa Rita, também receberam a equipe para que os alunos realizassem o teste.
Nas unidades e serviços de saúde urbanos, os testes realizados foram com a coleta de sangue. Já no Centro de Saúde, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, Santa Casa, no Hospital Universitário São Francisco (HUSF), Espaço do Adolescente e nas escolas estaduais, foram realizados testes de fluido oral. As equipes dos serviços da rede municipal de saúde participaram de uma capacitação, com duração de 16 horas, durante o mês de outubro, em que foi explicado como realizar o teste.
Mesmo após o término da campanha, a Prefeitura informa que a equipe realiza o trabalho rotineiramente no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), no Centro de Saúde Dr. Lourenço Quilicci, localizado na rua Dona Carolina, s/nº, Lavapés. Os munícipes podem procurar o serviço de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista