A Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria de Desenvolvimento, em análise dos índices de desenvolvimento econômico e social, apresenta à população o atual quadro de desenvolvimento do Município.
O Desenvolvimento do Município, assim como a busca por emprego e renda à população, foi um dos principais objetivos desde o início desta gestão.
Durante os últimos quatro anos, celebramos a chegada de 13 novas empresas na cidade. Sendo estas:
Leggett e Platt, Kingspan Isoeste, Thermo Iso, Tetralon, All Flow, Soft Color, Perfimax, Solos Água Mineral, Biorienta, Trimakt, Clima Rio, Minas Plástico e Space Gov – Logística e Transporte.
Além delas, outras empresas ampliaram suas atividades com o apoio da Prefeitura, como é o caso das empresas Soufer e Paul Stricker.
Juntas, essas empresas já somam cerca de 300 novos empregos e, após o período de instalação e adaptação, irão gerar cerca de 600 novos empregos no Município.
Além destas já instaladas, outras três empresas já apresentaram o protocolo de intenções da instalação na cidade e serão anunciadas em breve.
O Empreendedor Local ganhou ainda mais força, com a criação da Sala Mineira do Empreendedor. Desde 2017, foram abertos cerca de 1.000 CNPJ de Micro Empreendedor Individual, possibilitando assim a geração de renda às famílias.
O Turismo ganhou novos rumos, e hoje já é sentido pela população como uma ferramenta geradora de renda, através de diversos programas que tendem a organizar e criar produtos turísticos, posteriormente divulgados através do programa CambuiTur. Isso se deve também a um Conselho Municipal de Turismo paritário e ativo.
Outra grande conquista desta gestão, e que impacta diretamente no desenvolvimento do Município é a atualização do Plano Diretor, através de uma fundação contratada para obter dados e atualizar esta ferramenta tão importante, que dará novas diretrizes para o desenvolvimento nos próximos dez anos, com ênfase na criação de cinco “Polos Logísticos Industriais” que proporcionará a vinda de mais empresas, gerando emprego e renda, além da criação do “Centro Comercial e de Serviços” e o “Polo do Morango” que receberão maior investimento e fomento por parte da administração.
Tal desenvolvimento se dá através dos esforços da gestão municipal que, desde o início de seu mandato, buscou apoio com órgãos que anteriormente nunca haviam sido nem mesmo contactados pela Prefeitura, como o Instituto Nacional de Desenvolvimento Industrial – INDI, Sebrae, BDMG, e outros órgãos ligados ao governo do estado, que se tornaram grandes parceiros.
Outro fator de suma importância foi a postura adotada pela atual gestão quanto ao atendimento de empresários e empreendedores, que sentiram em seu primeiro contato a seriedade e confiança em investir no Município.
Além disso, diversas parcerias com empresários locais estão sendo criadas através dos esforços da gestão, para juntos buscarmos o desenvolvimento sustentável do Município.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí