Prefeitura de Cambuí divulga morte por meningite e novos casos confirmados

Neste ano já foram registrados 78 casos e 12 mortes pela doença na região até o mês de agosto

A Prefeitura de Cambuí divulgou nas redes sociais a confirmação de uma morte por meningite na cidade e a notificação de outros casos da doença. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, 78 casos de meningite e 12 óbitos já foram registrados no Sul de Minas neste ano.

De acordo com o comunicado da Prefeitura de Cambuí, no período entre 27 de agosto e 1º de setembro, quatro casos de meningite foram notificados no município.

Entre os casos notificados, dois foram confirmados como meningite bacteriana em adultos jovens, uma mulher e um homem, sendo que um dos pacientes não resistiu. Um terceiro caso, de uma mulher adulta jovem, foi descartado. Outro caso, também de um adulto jovem, está sob investigação.

Ainda conforme a prefeitura, não há relação entre os casos notificados, o que significa que não há possibilidade de um surto de meningite na cidade, segundo o município.

Sobre a doença

Segundo o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.

Em geral, a transmissão é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias, por gotículas e secreções do nariz e da garganta. Também ocorre a transmissão fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados e contato com fezes.

A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns destes, existem medidas de prevenção primária, tais como vacinas e quimioprofilaxia.

Fonte: G1

side-view-doctor-holding-syringe-vial

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>