Palestras conscientizaram sobre o câncer de mama e a luta contra a violência à mulher
Em 10/10, a Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou, no Ginásio Poliesportivo Levindo Furquim Lambert uma série de palestras em referência ao “Outubro Rosa”, tendo em vista que o dia 10 é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.
A escolha da data se deu para lembrar um protesto realizado por mulheres em 10 de outubro de 1980 contra o aumento dos crimes de gênero. O objetivo é estimular a reflexão sobre o tema, incentivando as vítimas a buscarem apoio e orientação profissional. Muitas dessas mulheres sequer entendem que estão sendo violentadas, já que a violência psicológica é muito comum neste cenário.
O evento contou com a Terapeuta Ocupacional Milene Ramalho, que discorreu sobre o tema: “Romper ciclos e buscar a autoestima através do fortalecimento e valorização da mulher”. Após Milele, a Terapeuta e Analista Corporal Bia Martins abordou em sua palestra “Violência conta a Mulher e Dependência emocional nos relacionamentos”.
O Sargento da PMMG Clestian Pimentel palestrou, ao lado da Soldado PMMG Emanuele, os aspectos criminais da violência contra a mulher, como ameaças, medidas preventivas e seguranças. Para encerrar o ciclo de palestras do Enfermeiro Adriano Rezende salientou a “Importância do Autocuidado na Prevenção ao Câncer de Mama”
Ao final, a professora Patrícia Cavalcante ofereceu uma agitada e animada aula de Zumba.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí