Evento promoveu capacitação aos profissionais de saúde do município
A Prefeitura de Cambuí, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Atenção Primária à Saúde – APS, realizou nos dias 22 e 23/11 o 1º Simpósio de Atenção Primária à Saúde de Cambuí. O evento, que aconteceu no Clube de Campo Guadalajara, teve como objetivo promover capacitação aos profissionais de saúde do Município e fortalecer o SUS dentro de um projeto de reformulação do modelo de assistência que traga de fato resolutividade, propondo rever processos de trabalho para então fazer diferente, conforme princípios do SUS (Universalidade, Integralidade, Equidade).
Com intuito de trabalhar de forma intersetorial e aprender com realidades de outros territórios, o evento deixou disponível vagas para participação da Rede de Atenção à Saúde e aos demais municípios da Regional, contando com a presença dos gestores da Superintendência Regional de Saúde e a participação de profissionais de Camanducaia, Extrema, Santa Rita, Pouso Alegre entre outros.
O Prefeito Tales Tadeu Tavares esteve prestigiando a abertura do evento, e participou de todas as palestras do primeiro dia. Estiveram presentes também o Secretário de Saúde Rodrigo César Bueno representando o executivo, assim como representantes do Legislativo.
O Simpósio contou com nomes importantes nacionalmente na Saúde Pública entre os palestrantes, abordando temáticas fundamentais para a assistência na APS, como integralidade do cuidado abordado pela enfermeira Juliana Cajado, especialista em gestão de saúde pública com 25 anos de experiência na área; historicidade da iniquidade em saúde e promoção de equidade abordado por Débora de Souza, enfermeira Dr. em enfermagem conduz grupos de negritude e equidade racial; acolhimento com Ricardo Teixeira, Diretor de Saúde Mental e bem estar social da pró reitoria de Inclusão e Pertencimento com Bruno Emerich, Dr. em Saúde Coletiva e docente da UNICAMP.
Todas as palestras contaram com a participação de Patrícia Lopes, Mestre em Ciências da Linguagem, como interprete da Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS, como uma forma de promover a equidade na prática, já que o assunto esteve presente em todas as pautas do evento.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí