A Prefeitura de Cambuí está realizando arrastões de limpeza, buscando diminuir o número de depósitos que possam acumular água, diminuindo assim o número de possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti.
Nas primeiras atividades de levantamento de índice foram encontrados um total de 54 focos. Os agentes estão trabalhando intensamente, nas visitas realizadas está sendo utilizado larvicida em 100 % dos imóveis.
Para reforçar a equipe, a Administração Municipal contratou mais cinco novos agentes, que iniciaram o trabalho na segunda, dia 13 de abril, intensificando ainda mais a luta contra a dengue.
No município de Cambuí, do mês de janeiro até o momento, foram notificados 07 casos suspeitos de dengue, sendo 01 caso confirmado no município, 03 casos importados e 04 aguardando exames (sorologia) para confirmação.
Os profissionais das unidades de saúde foram orientados a estar atentos na identificação frente a casos suspeitos de dengue. Deve ser realizada a avaliação do paciente, a notificação do caso e comunicação imediata junto à Secretaria Municipal de Saúde para que as ações de vigilância sejam realizadas em tempo oportuno, evitar novos casos de dengue e principalmente o óbito.
Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta (39°), dores pelo corpo, cefaléia (dor de cabeça), dor retro orbitária (dor nos olhos), exantema (vermelhidão pelo corpo). Na presença destes sintomas é importante procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação, aumentar a ingestão de líquidos para hidratação e na presença de mais sintomas, procurar a unidade de urgência e emergência.
A Vigilância em Saúde tem trabalhado incansavelmente, mais é importante que a população tenha consciência e auxilie na manutenção da limpeza.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Cambuí