Prefeitura de Cambuí realiza campanha contra leptospirose no município

A ação teve como objetivo prevenir complicações à saúde da população depois de fortes chuvas

Em 02/01, o Departamento de Vigilância em Saúde realizou um trabalho educativo com os moradores do bairro Santo Antônio sobre os riscos de contágio da leptospirose, uma doença infecciosa febril aguda transmitida por exposição direta ou indireta à urina de animais infectados, especialmente ratos, pela bactéria Leptospira.

A ação teve como objetivo prevenir complicações à saúde da população, particularmente daqueles afetados pela enchente ocorrida na tarde de 1º de janeiro de 2025.

Durante a atividade, também foi distribuído hipoclorito de sódio para uso preventivo neste período.

Como evitar?

Evitar contato com a água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas; se possível, cubra cortes ou arranhões com bandagens à prova d’água; caso precise entrar em contato com a água de enchentes ou lama após fortes chuvas, utilize botas e luvas para reduzir o contato; trate a água antes do consumo, fervendo ou utilizando hipoclorito de sódio; previna-se da infestação de roedores realizando acondicionamento adequado do lixo e acúmulo de entulhos.

Como ocorre a transmissão?

Ocorre por meio do contato com a água ou lama contaminada pela bactéria. Geralmente, a água é contaminada quando as galerias de águas pluviais, ou da rede de esgotos, transbordam e invadem a toca de roedores.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí

472182952_1027160049457702_8534827737258205886_n

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>