Eventos tiveram como objetivo compartilhar informações sobre racismo estrutural e orientações sobre o tema
Na última quinta-feira (28/09), o Comitê Técnico de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde realizou palestras sobre Equidade Racial em Saúde e Direitos Humanos em parceria com o Movimento Negro Cambuiense.
A palestra teve início com o Sr. Beto Zulu, ativista do Movimento Negro Cambuiense, que compartilhou informações sobre o racismo estrutural, a luta pela igualdade racial e orientações sobre como se tornar um aliado antirracista.
A Sra. Márcia Santos, fisioterapeuta e membro do Movimento Negro Cambuiense, compartilhou sua jornada pessoal, revelando os desafios e as vitórias durante sua formação. Já o Sr. Amauri, advogado, trouxe esclarecimentos sobre a lei de injúria racial e racismo.
Para encerrar as palestras, a Sra. Maria Tereza, psicóloga e membro do Coletivo Negro Raízes de Baobá, ressaltou a relevância da capacitação de profissionais da área da saúde no contexto da equidade racial, além de abordar a vital importância da saúde mental.
Este evento promoveu um valioso diálogo sobre temas cruciais, contribuindo para a conscientização e a luta contínua pela equidade racial na saúde e na sociedade como um todo.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí