Preocupado com a segurança pública da cidade, no último dia 14, o Poder Executivo de Estiva se reuniu com os comerciantes locais para iniciar um estudo sobre a viabilidade de se monitorar a cidade por meio de câmeras de segurança.
Como representantes do Executivo, participaram da reunião o prefeito municipal, João Marques Ferreira, o vice-prefeito Mário Sérgio da Silva, o chefe de gabinete Marcelo Pereira Borges e o Secretário de Administração, Sebastião Tadeu de Almeida. Também participaram da reunião o Sargento da Polícia Militar de Estiva, Rafael Almeida, o presidente da Associação Comercial de Estiva, Ramires Ribeiro Pereira, além da mais de 40 representantes do comércio local.
Na reunião, foi proposta uma parceria entre o comércio local e a Prefeitura Municipal para a realização do monitoramento nas saídas da cidade, nos logradouros públicos e nos pontos comerciais que tiverem interesse na parceria.
O vice-prefeito Mário Sérgio e o sargento Almeida discorreram sobre a importância desta união entre o comércio local e o quanto esta iniciativa poderá inibir a ação dos marginais, além de facilitar as investigações policiais relativas aos crimes e contravenções que porventura não puderem ser evitados.
O próximo passo será a visita “in locu” em algumas cidades que já implantaram o sistema de monitoramento, para se ter uma base de seu funcionamento. Para isto será montada um comissão composta por representantes do executivo, da polícia militar e dos comerciantes. Após, pretende-se fazer um mapeamento da cidade e um estudo técnico para avaliar os melhores pontos para serem instaladas as câmeras, após o devido processo licitatório.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Estiva