A Prefeitura de Extrema por meio da Defesa Civil que é composta por funcionários da Secretaria de Obras com o apoio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, e também da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais realizou uma série de atividades para socorrer e dar todo o suporte necessário as famílias atingidas pelas fortes chuvas desde a madrugada de sexta-feira, dia 15 de janeiro.
Com as chuvas constantes das últimas semanas a vazão do Rio Jaguari aumentou e elevou o seu nível acima da média e colocou algumas casas em risco. A água chegou a invadir os imóveis e alagou 20 casas, inundou 13, totalizando 33 residências em Extrema. A Defesa Civil informou que nenhuma casa desabou e nenhuma família ficou desabrigada.
Foram 44 pessoas afetadas pelas chuvas, 40 delas se abrigaram em casa de familiares e amigos, outras 4 pessoas foram conduzidas a um abrigo cedido pela Prefeitura de Extrema, que deu suporte a estas famílias no momento das chuvas e trabalharam incansavelmente cerca de 72 horas até que todas as famílias estivessem a salvo.
Os bairros dos Pires, Barreiro e Ponte Alta foram os mais atingidos e em algumas casas a água subiu tanto que foi impossível adentrar a residência, fazendo com que as equipes tivessem que esperar o nível das águas abaixar para avaliar os prejuízos. Mas devido a ação rápida da Prefeitura de Extrema estes incidentes não resultaram em vítimas fatais e nem feridos ou desaparecidos.
Algumas casas não foram alagadas ou inundadas, mas ficaram ilhadas e também necessitaram do apoio da Prefeitura e Defesa Civil, em uma delas a Radix Aventura que realiza a prática do Rafting em Extrema auxiliou no resgate de uma família com seus botes utilizados na prática esportiva que recebe turistas todos os anos para este esporte de aventura que desta vez cedeu as remadas para a solidariedade.
A Prefeitura de Extrema ofereceu apoio psicológico e social da Secretaria de assistência Social com profissionais técnicos que ainda estão dando todo apoio às famílias atingidas pelas enchentes. Foi oferecido abrigo, caminhão para mudanças que muitas aconteceram em meio a enchente, foi oferecido também cobertores, cestas básicas, produtos de limpeza e de higiene.
As famílias que se sentirem lesadas com as perdas materiais estão recebendo toda a assistência social e jurídica para buscarem seus direitos nos casos de casas de aluguel. A Defesa Civil informou que irá notificar os proprietários de casas irregulares e contará com a ajuda dos órgãos responsáveis para condenar as casas de alto risco e também as que encontram-se nas APP´s (Área de Proteção Permanente).
A Prefeitura de Extrema está em alerta para possíveis chuvas e em caso do aumento do nível dos rios e córregos de Extrema a população deve estar atenta e informar pelos telefones de emergência da prefeitura.
Em caso de emergências, ligue:
Plantão Administrativo: (35) 98861-9514
Emergências e Urgências Médicas: 0800 033 1118