A Educação Ambiental da Prefeitura de Extrema é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as escolas municipais da rede. A Secretaria de Educação apoia a iniciativa a mais de 3 anos e todas as escolas municipais participam das palestras e orientações ambientais.
Os professores da rede municipal participaram de uma capacitação e foram conhecer o Aterro Sanitário Municipal e ficaram impressionados com a organização das coletas de lixo doméstico e principalmente com a coleta de lixo seletiva, que destina todo o material para leilão.
A visita técnica para educadores faz parte de um grande projeto elaborado no final de 2013 de Educação Ambiental com foco nas problemáticas ambientais locais. O projeto foi idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente com a parceria da Secretaria de Educação objetivando a estruturação das ações de Educação Ambiental na rede de ensino através do planejamento.
Os professores e orientadores que participaram da capacitação irão instruir os alunos de 4º ano e nesta primeira fase do projeto levarão os alunos em grupos para conhecer o Aterro Sanitário Municipal.
Segundo os organizadores, a visita dos alunos aumenta a ideia passada em sala de aula e os alunos levam as informações para dentro de suas casas. Neste primeiro momento os alunos receberão instruções dos resíduos sólidos, mais conhecidos como lixo doméstico e não reciclável.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema