Vinte e quatro agricultores familiares de Extrema efetivaram a venda de verduras, legumes e frutas que vão compor o cardápio da merenda escolar da rede municipal. A negociação, que segue as regras do Programa Nacional de Alimentação Escolar, tem a supervisão técnica da EMATER, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Secretaria de Educação.
Os produtores foram organizados em grupo e a EMATER orientou toda a montagem do processo facilitando a negociação. “Os agricultores têm o conhecimento do cultivo, muitas vezes o que dificulta a venda ou até mesmo desestimula é a parte burocrática, a organização de documentos, e quando ajudamos neste processo, fica tudo mais fácil”, explica o engenheiro agrônomo da EMATER em Extrema, Hélio Farias.
A cada ano, o processo vai se fortalecendo com o aumento do número de famílias participantes, o número de itens do cardápio e o valor negociado. Para este semestre, foram adquiridos: brócolis, banana nanica, couve flor, morango, feijão e outros. O valor total do contrato foi de R$ 369 mil e tem como base o preço dos produtos práticos no mercado local.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Carvalho explica que há “um compromisso da Administração Municipal de priorizar as compras locais. Em 2017, por exemplo, foram comprados de empresas de Extrema mais de R$ 16 milhões. Isto faz com que o dinheiro gere prosperidade aqui mesmo e estimule os empreendedores”.
Os alimentos adquiridos da agricultura familiar serão servidos para os 7.500 alunos da rede municipal e “isto garante a oferta de uma merenda balanceada, saudável e com ingredientes fresquinhos”, comenta o secretário de Educação, André Koga, “o cardápio é montado pelas nutricionistas avaliando as necessidades das crianças”.
“Este é um exemplo de como a Administração Municipal pode gerar impacto positivo em várias frentes. Vamos garantir uma merenda de qualidade para as crianças, vamos fortalecer a agricultura familiar na cidade, vamos fazer a riqueza da Prefeitura ficar na cidade. Isto mostra nosso compromisso com as pessoas na prática”, finaliza o prefeito de Extrema, João Batista.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema