A primeira fase de implantação do projeto “telegestão” já foi concluída. A Prefeitura de Extrema finalizou a substituição de 3.200 lâmpadas de vapor de sódio por LED na área central do município.
Em paralelo, foi iniciada a segunda fase do projeto, que é a implantação das lâmpadas de vapor de sódio e mercúrio em diversos pontos da Zona Rural que já possuíam rede de baixa tensão.
O “telegestão” teve suas tratativas iniciadas em 2018 e contempla, além da substituição das lâmpadas em LED, a implantação de módulos/gateways nas lâmpadas, que estarão vinculados a uma central controlada por software de gestão em iluminação pública. O software possibilitará identificar, por exemplo, se alguma lâmpada apresenta defeito, está queimada e ainda aumentar ou diminuir a luminosidade das lâmpadas em determinas pontos.
Como se sabe, as lâmpadas em LED possuem vida útil maior, o que impacta em custos de manutenção menores, além de melhorar a luminosidade das vias públicas e diretamente refletir em questões de segurança. Outra vantagem é que as lâmpadas possuem garantia de 5 anos pelo fabricante, sem custos pelo município.
Foram investidos R$ 5,2 milhões no projeto, que prevê economia de até 70% no consumo de energia, assim que estiver 100% concluído.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema