O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, é sempre uma excelente oportunidade para homenagear as mulheres e destacar seu papel fundamental no seio das famílias, no trabalho, nos diversos círculos de convívio e na comunidade em geral.
É pensando nisso que a Prefeitura de Extrema promove a elas um tratamento com a devida importância e cuidado: são 365 dias por ano de atenção integral a todas as partes componentes de sua vida, seja na saúde, educação, cultura ou segurança.
Pensando na saúde dessas mulheres, a Prefeitura realizou em 2020, apesar da pandemia, 780 mamografias e 1.668 exames de papanicolau, e entregou, nesse mesmo ano, 4 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Hospital Municipal “Dr. Roberto de Cunto”, que hoje oferece 40 leitos de internação de casos de Covid-19.
Pensando na segurança delas, a Prefeitura – através do CREAS – acompanhou e protegeu 38 vítimas de violência doméstica no segundo semestre de 2020; implementou 3.200 lâmpadas em LED para iluminar melhor as ruas da cidade em 2020; e está investido R$ 15 milhões na construção da nova sede do 59º Batalhão da Polícia Militar em Extrema. Pensando em sua qualidade de vida e lazer, a Prefeitura revitalizou as praças do centro, tornando os espaços de convívio mais bonitos e agradáveis; investiu no esporte; e levou diversas atrações artísticas e culturais on-line para dentro dos lares extremenses durante a pandemia.
Já no que diz respeito à criação de renda e independência financeira dessas mulheres, a Administração Municipal oferece o Programa Bolsa Estudantil, que visa auxiliar estudantes com os custos de seus estudos. Além disso, a Prefeitura irá entregar ainda este ano 2 novos CEIMs e a maior unidade educacional do município, que, juntos, garantirão cuidado integral para 2.380 crianças, e tranquilidade para as mães trabalharem.
Qualquer que seja seu papel na sociedade, desde os ofícios mais básicos até as posições de liderança, as mulheres exercem uma influência enriquecedora e insubstituível para todo os setores. Cada vez mais mulheres vêm tomando seu lugar de direito na sociedade e o protagonismo de suas próprias vidas, fato que deve ser reconhecido não só neste 8 de março, mas todos os dias do ano.