A Prefeitura de Extrema, por meio das Gerências de Turismo e Cultura, com o suporte técnico da Acantos Arquitetura, Arte e Restauração deram início a promoção de um estudo sobre o patrimônio arqueológico Pedra do Índio.
No dia 17 de Abril estiveram reunidos com o Gerente de Cultura de Extrema, Pablo Farina e com a historiadora e Chefe de Divisão de Turismo Rafaela Ferreira, o arquiteto Benedito Oliveira e a arqueóloga Alenice Baeta com o objetivo de discutir e planejar a realização de um diagnóstico sobre o patrimônio arqueológico da Pedra do Índio subsidiando à Prefeitura Municipal de Extrema diretrizes de proteção deste bem cultural e paisagístico.
O sítio arqueológico Pedra do Índio que possui figurações rupestres pré-coloniais deverá ser objeto de uma política de proteção que garanta no futuro a acessibilidade da população por meio de um programa de visitação pública controlada e de educação patrimonial e ambiental, seguindo a legislação e normas patrimoniais vigentes.
Os pesquisadores fizeram uma visita ao local e constataram não só a importância cultural das pinturas rupestres e do abrigo, como também a beleza natural e paisagística do lugar.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Extrema