Os primeiros indicadores econômicos do Eixo Fernão Dias, região que vai de Atibaia (SP) a Pouso Alegre (MG) mostram que a retomada na atividade industrial já começou e promete ganhar força ao longo do ano. De olho na retomada, a Prefeitura de Extrema já busca a parceria com a Agência de Promoção de Investimentos do Estado de Minas Gerais (INDI) para atrair as melhores empresas.
Na sexta-feira, dia 24 de fevereiro, se reuniram em Belo Horizonte, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Adriano Carvalho e a presidente do INDI, Cristiane Serpa. O INDI é o braço do governo mineiro responsável por receber os pedidos de benefícios e isenção referentes aos impostos estaduais tanto de empresas já instaladas quanto daquelas que estão negociando sua vinda.
“Extrema sempre trabalhou alinhada com o INDI porque para muitas empresas, é ele quem oferece o benefício mais expressivo que é o Regime Especial de ICMS. A Administração Municipal entra com os benefícios municipais e também todo o suporte para a entrega e acompanhamento dos projetos no INDI”, explica o secretário Adriano Carvalho.
Para os participantes da reunião ficou claro a importância da busca de um novo planejamento para aproveitar a retomada da economia, e, um dos pontos de destaque são os grandes investimentos no setor do Turismo. “Extrema recebeu há poucos dias o seu Plano de Desenvolvimento do Turismo, a cidade está pronta para receber grandes investidores na área e o INDI conta com uma gerência dedicada ao setor”, comenta Adriano Carvalho.
Cristiane Serpa, presidente do INDI, ressaltou ainda outras tendências da economia como a “criação de Distritos Industriais Vocacionais, Incubadoras de Empresas e oferta de serviços compartilhados para empresas”, e ela reforçou que “Extrema tem uma economia forte e uma Administração Municipal madura. De cada 10 contatos no INDI, 8 pedem informações sobre a cidade. Com isto, é certo que 2017 será um bom ano para a cidade”.
Desde o começo do ano o número de vagas ofertadas em Extrema vem crescendo, inclusive, com algumas empresas iniciando sua operação, além delas o número de empresas visitando a cidade já superou o segundo semestre do ano passado. O vice-prefeito, Juliano Maximino de Toledo faz um lembrete importante, “a atração das empresas é sempre um trabalho conjunto entre a Câmara de Vereadores e a Prefeitura. São os vereadores que votam o pacote de benefícios oferecido pela Administração Municipal, ter o apoio deles é fundamental para concretizar a criação de empregos”.
“Quando o empresário vem nos visitar, conhecer de perto nossa cidade e a estrutura que oferecemos é sinal de que a confiança na economia está voltando. E nós estamos preparados para receber estes investimentos”, reforça o prefeito João Batista.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Extrema