A Prefeitura da Estância Turística de Joanópolis, por meio da secretaria de Saúde, realizou uma reunião com representatividade da sociedade, na última quarta-feira (24), para buscar parcerias que possam regularizar a situação da Santa Casa de Misericórdia do município.
A Santa Casa está sob subvenção da Prefeitura desde 2010 e sobrevive apenas de um repasse do órgão, atualmente, de cerca de R$300 mil reais por mês. Esse valor é voltado para assegurar gastos necessários e, principalmente, para quitar dívidas anteriores acumuladas em outras administrações. Por conta dessas dívidas, a Santa Casa se encontra em uma situação irregular, com impedimento para buscar novos recursos.
Há diversos procedimentos que devem ser tomados para que a Santa Casa atenda mais que as necessidades básicas da população. É preciso realizar a compra de equipamentos de ponta para a melhoria dos exames e o atendimento de emergências e aumentar o número de funcionários.
Portanto, o órgão está buscando uma nova alternativa à Santa Casa, desde o início do ano, para tornar esses procedimentos de melhorias reais em prol dos munícipes. O objetivo é trazer uma nova forma de gestão eficiente que faça com que a Santa Casa comece a atender com a excelência que um pronto-atendimento precisa.
Uma nova diretoria poderia administrar, dividir e colaborar, juntamente com a Prefeitura, nos investimentos, na quitação de dívidas e, consequentemente, numa evolução considerável da estrutura e do atendimento do hospital, pensando principalmente nos munícipes.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Joanópolis