A Prefeitura de Toledo, por intermédio da Secretaria de Saúde iniciou neste mês de novembro uma Campanha de Orientação à população para o Combate da Dengue, o que parecia um mal distante, agora esta mais próxima de nós.
A Vigilância Epidemiológica está com os agentes de Combate a Endemias para levar informações aos moradores de nosso município e vistoriar os locais para detectar possíveis criadouros. O intuito desta fiscalização é de poder mostrar aos moradores onde está o problema e orientá-los de que forma podem eliminá-lo.
As agentes comunitárias da Saúde também realizaram vistorias as casas e orientaram os moradores com 100% de aproveitamento das visitas, alertando que a única forma de prevenção é o combate aos mosquitos, e eliminando os criadouros de forma coletiva com participação comunitária.
O prefeito Vicente Pereira de Souza Neto destacou que as armadilhas para o mosquito estão sendo instaladas e monitoradas. “Dengue não é brincadeira, dengue mata. Não basta eliminar o criadouro apenas da sua casa, o mosquito contaminado pode estar sendo criado pelo seu vizinho. Fique de olho! O descuido alheio pode condenar a sua vida”, destacou o prefeito.
A ação, que é preventiva, será intensificada durante todo o verão, época que requer cuidados em decorrência da chuva irregular e temperatura alta, no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Contando com a ajuda e compreensão da população, cada residência recebeu as orientações de como combater o mosquito e o que fazer em caso de suspeita de foco do Aedes aegypti.
Importante destacar que o dia 05 de dezembro será realizado o mutirão “Cata Treco”. Vale reforçar que a operação tem o objetivo de recolher materiais inutilizados pela população, tais como: sofás, armários, utensílios domésticos, entre outros que são potenciais abrigos para focos do mosquito transmissor. Os moradores devem colaborar colocando esses objetos na calçada, somente no dia da ação.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Toledo