A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, informa que a partir desta segunda-feira, 27, disponibilizará serviço gratuito de análise e recomendação de solo aos produtores rurais.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Agronegócios para receberem recomendações sobre a maneira correta de colher a terra para análise, pois depende da posição da face do solo (norte e sul), se é encosta, baixada, entre outras. Esta amostra será embalada em um recipiente com as informações do produtor rural e da propriedade e, em seguida, encaminhada para análise de solo, que possui o prazo de, aproximadamente, 20 dias para ficar pronta.
Com o diagnóstico pronto, os funcionários da Casa da Agricultura realizam as recomendações necessárias sobre o que está faltando no solo, seja para a manutenção do que já vem sendo produzido ou para a implantação de novas culturas. A vantagem de realizar esta análise é que, por ser personalizada, só é colocado no solo aquilo que ele necessita, melhora a qualidade do produto e gera economia ao produtor. Recomenda-se fazer esta análise a cada dois anos.
A Secretária Municipal de Agronegócios, Gislene Bueno, declarou que “trata-se de um incentivo ao produtor que, na sua maioria, não utiliza ou desconhece essa ferramenta para melhorar a produtividade, diminuir custos e otimizar a fertilidade e qualidade do solo das propriedades. Este programa de incentivo oferecerá um grande benefício em relação ao baixo custo de aplicação”.
A Secretaria de Agronegócios está localizada no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa (Posto de Monta). Telefone: (11) 4035-2880.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista