Prefeitura e Conselho Tutelar orientam sobre os cuidados com as crianças e adolescentes durante o Carnaval

Preocupada não só com os alunos da Rede Municipal de ensino, mas com todas as crianças e adolescentes do município considerando a participação das mesmas nas comemorações carnavalescas da cidade, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Educação realizou reunião em parceria com o Conselho Tutelar para listar algumas orientações que devem ser seguidas pelos pais ou responsáveis para que todos possam curtir a folia com alegria e segurança.

A Administração orienta os pais e/ou responsáveis que redobrem a atenção com os seus filhos, procurem saber onde estão e em companhia de quem saíram, se chegam em casa com aspecto alterado estranho, que possa ter o utilizado qualquer tipo de substância que cause dependência.

O Conselho Tutelar está à disposição para orientá-los, mas a liderança sobre os filhos precisa partir dos pais ou responsáveis. O Conselho Tutelar em casos de ocorrências, muitas vezes não se consegue encontrar os pais, não atendem o telefone, sendo necessário tomar outras medidas para a proteção das crianças e adolescentes.

Conforme o Artigo 243 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é crime “Vender, fornecer, ministrar ou entregar, ainda que gratuitamente, de qualquer forma, a criança ou adolescente, bebida alcoólica, ou sem justa causa, outros produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica. Pena: Detenção de 2 (dois) a 4 (anos) e multa se o fato não constitui crime mais grave.”

É muito importante prestar atenção também na escolha da roupa ou fantasia, opte por tecidos leves, arejados e confortáveis. Os adereços, quanto menor, melhor. Evite as espadas e outros objetos pontiagudos.

Quanto à maquiagem, use as recomendadas para crianças para evitar alergias. Para pintura de rosto o ideal é o uso de tintas à base de água. Evite o sol forte, protetores comuns só devem ser usados a partir de 12 anos. Boné ou chapéu é um item indispensável. As crianças devem ingerir muita água fresca, suco natural, frutas e água de coco. Se o seu bebê tiver menos de seis meses, é melhor não levar para festa.

Ficar próximo do trio elétrico com as crianças nem pensar! Coloque uma pulseira de identificação nas crianças com o nome (delas e dos pais) e telefones de contato. Explique para elas a utilidade da pulseira.

Vale lembrar ainda que, baseado no Decreto nº 2636, de 16 de janeiro de 2018, que dispõe sobre a realização dos eventos do Carnaval, nos locais especificados (desfile de blocos, baile da melhor idade, desfiles carnavalescos, apuração do carnaval), é proibida a utilização de fogos de artifício e de outros artefatos que coloquem em risco a integridade física ou ameacem criar situação de risco de pânico, como latas de tinta spray, latas de espuma e similares.

Fonte: DIMP – Bragança Paulista
66771a7b0687d6a1d24f3f4286aa2c95

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam