Considerando o valor histórico e cultural do local e o compromisso com a manutenção dos equipamentos culturais públicos, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, entregou na sexta-feira (26/06) a reforma e restauro do Museu Municipal Oswaldo Russomano.
Após anos sem receber melhorias, o prédio, que abriga um acervo com 3.000 itens históricos, é berço de uma intensa evolução cultural e tecnológica local, evidenciando características de períodos de grande relevância para a história nacional como a época imperial, a escravidão, a Revolução Constitucionalista de 32.
O espaço passou por inúmeros reparos como a restauração da pintura interna e externa, reparo na parte estrutural e hidráulica, substituição da rede elétrica e do telhado, adequação do espaço para Portadores de Necessidades Especiais (PNE’s) e de pessoas com mobilidade reduzida, sinalização em placa tátil (braile), instalação de novas calhas e condutores para a coleta de águas pluviais, bem como infraestrutura elétrica para implementação de mostras interativas e digitais.
Durante o processo de reforma e restauro, a empresa responsável pela execução da obra restaurou e tratou diversos materiais originais da construção como as janelas históricas, mantendo o desenho atual do prédio, além da instalação de luzes de LED na fachada e no interior do prédio.
A área externa do prédio e o salão de exposições receberam melhorias, dentre elas estão paisagismo, rampa de acesso com corrimão, cascata de água e pergolado, tais mudanças ocorreram com o intuito de melhorar o espaço para receber eventos públicos e privados.
A reforma e restauro do espaço foi executada pela empresa TD Construções, Redes e Instalações de Gás EIRELI com recurso oriundo do contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF), pelo programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – Modalidade Apoio Financeiro.
Através de pronunciamento virtual, o Prefeito Jesus Chedid comemorou a entrega de mais uma obra de alta complexidade na área da cultura. “Hoje entregamos o prédio à comunidade após intenso trabalho. Reformamos o telhado, restauramos janelas, a pintura original do prédio, piso, entre outras falhas que comprometiam o funcionamento do museu. Convido a todos a visitarem, logo após a pandemia, o nosso museu, tradição para o povo bragantino.”
Na ocasião, o Deputado Estadual Edmir Chedid celebrou sua participação em mais uma obra na área cultural. “Venho aqui e fico emocionado vendo toda a reforma e restauro que foi feito para preservamos a história de Bragança Paulista. Quero parabenizar a todos que contribuíram para que o sonho da reforma e restauro do museu fosse concluído com sucesso.”
No uso da palavra, a Secretária de Cultura e Turismo Ana Lúcia Pereira enalteceu mais uma conquista da Administração e o carinho e empenho dos funcionários com o espaço. ”A obra foi um ato de afeto, temos muito mais que história aqui dentro, temos o carinho dos funcionários que trabalham diariamente para manter o espaço ativo. Graças ao empenho do Prefeito e dos funcionários, principalmente os alocados no museu, estamos munidos de estruturas e a cultura local tende a crescer.”
Cabe ressaltar que a Administração Municipal respeitou todas as medidas de enfrentamento e prevenção do novo Coronavírus (COVID-19), limitando o número de pessoas presentes no local e disponibilizando máscaras descartáveis e álcool em gel.
O Museu Municipal Oswaldo Russomano, bem como outros equipamentos culturais públicos, segue com suas atividades suspensas devido a pandemia da COVID-19.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista