Prefeitura inicia coleta de óleo de cozinha nas escolas da rede municipal

site-Reunião-Coleta-de-Óleo-(2)

A Prefeitura Municipal da Estância de Bragança Paulista por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação, retomou o projeto de coleta de óleo de cozinha nas escolas da rede municipal.

Antes, apenas algumas escolas da rede realizavam a coleta, desta vez a coleta do óleo de cozinha contemplará todas as escolas da rede municipal de ensino. O objetivo do projeto é despertar a consciência de preservação ambiental nas crianças e familiares, além de reduzir a poluição com o despejo irregular de óleo no solo.

O secretário de Educação, Adilson Moreira Condesso, afirma que o projeto ensina a criança a conscientizar os familiares, “Essas ações são de extrema relevância para evitarmos a contaminação do planeta com óleo usado e, na mesma medida, despertar nas crianças o sentido de preservação da natureza e ensinar seus pais da importância dessa ação”.

O óleo arrecadado será utilizado para produzir detergente e sabão, e a longo prazo o projeto visa transformar também em biodísel. As empresas conveniadas com a Prefeitura para este serviço são a “Oásis Ambiental” e “Maximiliano D. Noffs”.

O secretário do Meio Ambiente, Fábio Machado, diz que nada produzido a partir do óleo de cozinha será vendido. “O sabão e detergente fabricado será destinado a instituições beneficentes, e nas escolas a arrecadação será revertida para a obtenção de recursos de materiais didáticos”. Para o descarte, ele orienta que o óleo pode ser colocado numa garrafa PET bem fechada e que não é necessário filtrar antes de doar.

O descarte irregular de óleo no solo na pia ou vaso sanitário pode acarretar em entupimentos de tubulações de esgoto em forma de gordura, quando este chega a superfície da água, impede a entrada de oxigênio e luz, causando a morte de muitas espécies aquáticas.

Quando descartado no lixo, o óleo passa a ser absorvido pelo solo, que prejudica a absorção de água na terra e também contamina lençóis freáticos. Nos lixões, prejudica o metabolismo das bactérias e outros micro-organismos que fazem composição natural dos lixos.

A Prefeitura informa que qualquer escola, empresa e demais locais pode se cadastrar na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para se tornar um ecoponto de coleta.

A Secretaria do Meio Ambiente fica na rua Albino Dantas, s/n (Jardim Público), bairro Centro. Mais informações pelo e-mail smma(@)braganca.sp.gov.br  ou via telefone (11)4034-6780.

Fonte: DIMP/Bragança Paulista

 

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam