A Prefeitura de Bragança Paulista deu início novamente ao processo de limpeza do Lago do Taboão nesta segunda-feira, dia 5, com a recuperação do espelho d’água e remoção da vegetação invasora.
Uma escavadeira hidráulica com um braço de aproximadamente 15 metros está trabalhando na remoção da massa vegetal, com o auxílio de retroescavadeiras. O material recolhido durante os serviços será destinado para compostagem.
O processo licitatório já está em andamento e, em breve, a empresa especializada na elaboração do projeto executivo de desassoreamento deve ser contratada, estipulando o orçamento da obra.
Até 31 de julho de 2016, o projeto deverá ser executado, retirando 21 mil m³ de sedimentos, volume máximo permitido de acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), restituindo a função ambiental da área degradada.
A Prefeitura ainda deve tomar todas as medidas administrativas inerentes para fazer cessar os danos ambientais na região. Além de providenciar o plantio de árvores nativas para recomposição da área de preservação e enriquecimento florestal da região.
Fonte: DIMP Prefeitura de Bragança Paulista