Em continuidade as ações de combate à dengue, chikungunya e zika, a Prefeitura inicia neste sábado, dia 23, a primeira etapa de arrastões contra o mosquito Aedes Aegypti. Os arrastões têm como objetivo eliminar os criadouros e realizar visitas, orientando a população e distribuindo material educativo.
A primeira ação será neste sábado, dia 23, das 8h às 14h, no Centro. A Prefeitura orienta aos moradores que deixem os materiais que possam acumular água, com exceção de pneus e entulhos, na calçada na noite de sexta-feira, para que sejam recolhidos pelos caminhões da Prefeitura. No pergolado da praça Raul Leme, também haverá orientação sobre o tema. Agentes de trânsito auxiliarão na fluidez trânsito.
As próximas ações ocorrerão no dia 13 de fevereiro, no Biriçá do Valado; dia 27 de fevereiro, no Jardim Europa, e dia 12 de março, no Parque dos Estados. Os bairros foram escolhidos em razão do número de casos registrados no ano anterior.
Combate ao Aedes Aegypti
A Prefeitura possui controle dos locais do município que merecem maior atenção da equipe. Em 2015, de maio a dezembro, os agentes especializados de combate e os agentes comunitários de saúde realizaram mais de 275 mil abordagens. Outro fator importante são os treinamentos oferecidos aos profissionais da rede municipal de saúde. Foram 12 só nos últimos quatro meses. Na próxima semana, mais um treinamento terá início para atualizar as informações sobre dengue, chikungunya e zika.
Outra ferramenta, lançada em dezembro, foi uma campanha publicitária de conscientização ao combate à dengue. Entre as medidas necessárias estão ações que podem ser feitas em apenas 10 minutos, como manter a caixa d’água e outros recipientes de armazenamento vedados e cooperar com as equipes de combate da Prefeitura.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista