Iniciativas como Castramóvel e SAMUVET estão entre as ações promovidas no município. A implantação do Centro de zoonoses vai se tornando realidade
A Prefeitura de Bragança Paulista vem desenvolvendo inúmeras ações em diversos âmbitos. Algumas iniciativas como o Castramóvel e o SAMUVET têm se destacado nas políticas públicas em prol do bem-estar animal. Por sua vez, o Centro de Zoonoses que está sendo implantado na Zona Norte do município é mais um equipamento, que beneficiará os animais da cidade.
O Castramóvel, desde sua implantação tem sido aderido pela população, sendo que em 2019 foram castrados 2.800 animais entre cães e gatos. Para intensificar o atendimento, em 2020 estão previstas 5 mil castrações, bem como o fornecimento dos medicamentos pós-operatórios para os pets e a microchipagem.
A esterilização animal é uma das principais iniciativas em prática no município, pois ela não serve apenas para controle de natalidade. Com a castração, animais como os felinos ficam mais caseiros, dessa maneira a chance de serem atropelados, envenenados ou passarem por maus tratos na rua diminui significativamente. Outro benefício ao castrar os animais é a redução da probabilidade deles desenvolverem certos tumores e infecções em idade avançada.
Com a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), as atividades do Castramóvel foram paralisadas, no entanto, após diversas tratativas e medidas para enfrentamento e prevenção ao vírus os serviços foram retomados na última semana, desta vez como um drive thru, no qual o dono deixa o animal e retorna posteriormente para buscá-lo.
Já o Atendimento Móvel de Urgência Veterinária ou SAMUVET, é um serviço que funciona 24h no resgate de animais doentes ou machucados, em situação de rua e vulnerabilidade. A iniciativa que é pioneira no atendimento animal na região bragantina, desde sua criação em 2019, já atendeu 2.350 ocorrências, sendo 1.412 cães, 681 gatos e 257 outros tipos de animais.
Após o resgate, muitos desses animais não têm para onde ir ou um local adequado para se recuperar. Por conta disso, através de uma gestão compartilhada entre a Secretaria do Meio Ambiente com a Associação Faros d’Ajuda, os animais são encaminhados ao Abrigo Municipal de Cães e Gatos, que também funciona 24h para o monitoramento e acompanhamento dos animais abrigados no local, assim como para o atendimento emergencial dos resgatados pelo SAMUVET.
Em contrapartida, para ampliar todas essas ações que fazem parte das políticas públicas em prol do bem-estar animal, a implantação de um Centro de Zoonoses já está se tornando realidade. O Centro está sendo construído na área junto ao Canil Municipal, no Jardim Morumbi, na zona norte da cidade, e abrangerá cerca de 990 m² e contará com centro cirúrgico, unidade de vigilância de Zoonoses, sala para pós-operatório e recuperação, antissepsia, ambulatório, canil e gatil individual, departamentos de ração, equipamentos e material de campo, sala de vacinação e avaliação animal, sala de capacitação técnica, administrativa, recepção, rampa de lavagem e descontaminação de veículos, entre outros.
O Centro de Zoonoses está sendo implantado com o intuito de ampliar a oferta de atendimento aos animais e na saúde pública dos munícipes. Todas as iniciativas fazem parte do Plano de Governo da Administração Municipal, que segue empenhada em desenvolvê-las da melhor forma.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista