A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, realizou, na quarta-feira, 12, a solenidade de lançamento da campanha “Dê oportunidades, não esmola!”, que visa orientar os munícipes a encaminhar pessoas em situação de rua para os serviços da SEMADS.
Estiveram presentes o vice-prefeito Amauri Sodré, que representou o prefeito Jesus Chedid, a secretária municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Margarete da Silva Gonçalves Alvarenga, secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, Dorival Francisco Bertin, secretário municipal de Educação, Adilson Moreira Condesso, secretária municipal em exercício de Desenvolvimento dos Agronegócios, Gislene Cristiane Bueno, o assessor Marcus Leme, representando a secretária municipal de Saúde, Marina de Fátima Oliveira e os vereadores Paulo Mário, Sidiney Guedes, Ritinha Leme, Dr. Cláudio Duarte, José Gabriel Cintra e Beth Chedid. Além de Lucimara Aparecida da Silva Santos, coordenadora do Centro POP, Leandro Sdeguen, coordenador do Albergue Municipal e o pastor da Igreja Missionária Maranata do Brasil, Luiz Antônio Ramos de Oliveira, representando as entidades assistenciais.
O vice-prefeito Amauri Sodré enfatizou que a campanha complementa anos de trabalho das demais gestão do prefeito Jesus Chedid. “Na época foi ideia da primeira-dama Marilis Reginato Abi Chedid, que trabalhou para que as pessoas encaminhem o indivíduo ao serviço de promoção social, em vez de dar esmolas, e hoje estamos resgatando esta campanha que vai facilitar o trabalho de todas as entidades filantrópicas e do poder público. Nossa Administração, graças ao apoio do prefeito Jesus e deputado Edmir Chedid, tem objetivo é atender as pessoas em situação de rua de forma efetiva, sempre respeitando elas como seres humanos que são”, conclui.
Margarete disse que a campanha reforça os trabalhos que a secretaria vem realizando desde o início da Administração. “Pretendemos conscientizar as pessoas sobre os serviços de apoio a população de rua. Este trabalho também acontece essencialmente com os reforços das equipes de segurança e SEMADS”, finaliza a secretária.
O objetivo da campanha é conscientizar a sociedade para não dar esmolas e sim, encaminhar pessoas em situação de rua para os serviços da SEMADS, fortalecendo parcerias com as entidades e ações de rua, ofertando cidadania e dignidade, para a superação deste problema. Como parte das ações estão colocação de faixas nos espaços e vias públicas de maior circulação, distribuição de cartazes e folhetos no comércio, rede de serviços públicos e outros.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista