A Prefeitura de Bragança Paulista/SP aplicou uma multa de, aproximadamente, R$ 36 mil a um casal que criava em uma propriedade da Zona Rural do município cerca de 100 animais. A multa foi aplicada conforme a Lei Municipal nº 4.311/12, que determina multa no valor de 150 UVAMs por animal.
A aplicação da multa aconteceu após operação realizada no dia 24 e 25/02. A operação faz parte das ações diárias, desenvolvidas pela Prefeitura, de fiscalização e combate de maus-tratos aos animais.
Foram recolhidos, na oportunidade, 58 animais, sendo 40 cães e 18 gatos. Vale lembrar que, no dia 23 de janeiro, durante uma operação realizada no mesmo local já tinham sido recolhidos 40 animais, sendo seis tartarugas e 34 cachorros.
Há meses a Prefeitura vem acompanhando o caso e orientando o casal responsável pelos animais com relação às boas práticas para cuidar dos pets, porém a criadora adoeceu e, sozinho, seu companheiro sentiu dificuldades de cuidar dos animais e solicitou ajuda.
O casal foi orientado para não abandonar os bichos, pois abandono também se caracteriza maus tratos. A recolha foi feita em duas etapas por questões de logística e transporte e também para não sobrecarregar o Canil Municipal, administrado pela Faros D’Ajuda.
Na primeira etapa realizada em janeiro foram recolhidos, após análise da equipe da Prefeitura composta por veterinários, biólogos e especialistas em contenção de animais, os cães que apresentavam pulgas e doenças como sarna, por exemplo.
Nesta segunda etapa, que aconteceu em dois dias, foram recolhidos o restante dos animais. Alguns dos que antes aparentavam estar sadios, desta vez apresentavam sinais de sarnas, comprovando a falta de cuidados veterinários.
Além da falta de cuidados, os animais aparentemente também não eram alimentados adequadamente e ao invés de água fresca e própria para consumo, os potes estavam com água que há dias não era trocada.
Todos os animais foram encaminhados para a Faros D’Ajuda e lá estão recebendo os cuidados necessários. A Prefeitura pede colaboração de voluntários para que contribuam com a entidade, adotando animais já recuperados, a fim de que a entidade possa continuar abrigando animais acidentados, com doenças, etc., recolhidos da rua.
A Prefeitura orientou os proprietários para que não recolham mais animais da rua e que continuará monitorando e acompanhando o caso, que está sendo acompanhado também pela Polícia Civil e pela Promotoria. Outras orientações foram dadas aos cuidadores dentro da Campanha Cuide Bem do Seu Pet, instituída pela Prefeitura em 2013.
Informações sobre esta campanha podem ser obtidas pessoalmente na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na Avenida dos Imigrantes, nº 1.307, pelo telefone 4034-6780 e também pelos seguintes meios digitais: meioambiente@braganca.sp.gov.br ou www.facebook.com/meioambientebraganca.
Foto: DIMP/PMBP
gostaria de saber se a multa caso seja paga sera repassada integralmente a faros da ajuda,onde os animais estão e pelo que sei esta noticia não é de toda verdadeira,porque e a faros é uma ong,sem fins lucrativos e não canil municipal,ja que não ficou nenhum animal no canil da prefeitura
mesmo..e qual o valor que esta sendo repassado da prefeitura mensalmente para cuidar destes animais..