Foram mais de 3 mil atendimentos na saúde, no Agiliza, na habitação, entre outras áreas. Houve também muita diversão para a garotada
No último domingo, os beneficiados pelo programa ‘Prefeitura no Bairro’ foram os moradores do Parque dos Estados, Planejada 1, 2 e 3 e Julieta Cristina. O prefeito Fernão Dias, a vice-prefeita, Professora Huguette, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosangela Leme, secretários e funcionários da Administração estiveram no ginásio de esporte Rubens Batazza para ouvir a população, levar serviços e diversas atividades.
Foram mais de 3 mil atendimentos realizados pelas equipes. Entre eles, orientações e exames na área de saúde, serviços da Central Agiliza (IPTU, REFIS E Pague Fácil), informações sobre cadastro habitacional e o Programa Moradia Popular, emissão de carteira de trabalho, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), entre outros serviços.
A moradora Roseli Rodrigues, que reside no bairro Parque dos Estados há mais de 20 anos, afirmou nunca ter visto algo parecido. “Achei muito bom isso tudo. Primeira vez em 20 anos que moro aqui que vejo uma ação como essa.” Já Margarida Cristina Borges, que está no bairro há 33 anos, disse que a ação permitiu que ela conversasse com o prefeito e pudesse fazer suas reivindicações, sugestões e também reclamações. Além disso, Margarida aproveitou a oportunidade para usufruir dos serviços disponibilizados, como o casamento comunitário. “Gostei muito de estar aqui e, depois de 30 anos juntos, vou poder casar. Vou providenciar os documentos e levar no Fundo Social pra finalmente regularizar minha situação.”
Para o casal Daniel Gonçalves de Oliveira e Maria Aparecida a manhã foi produtiva, pois conseguiram resolver várias questões pendentes no local.
“Surgiu essa oportunidade e a gente não pode perder. Nunca casei e vou conseguir fazer isso agora, vai ser um sonho realizado. Também passei no Fundo Social pra pegar algumas roupas, pedi orientação dos dentistas e meu marido vai negociar dívida pelo Refis. Resolvemos um monte de coisas numa manhã”.
Regina Aparecida Vasconcelos, que reside na Zona Norte, há cerca de três meses disse que pôde aproveitar com tranquilidade os serviços disponíveis e que a iniciativa é muito boa. “A gente não tem tempo para cortar o cabelo, resolver esses problemas do dia a dia. É muito bom poder vir aqui e fazer tudo de uma vez e, além disso, você fica tranquila porque tem atividades para as crianças. Meus filhos estão brincando lá fora enquanto estou aqui”.
A região do Parque dos Estados foi a segunda a receber o programa ‘Prefeitura no Bairro’. A primeira ocorreu no bairro Henedina Cortez e também contou com grande participação da população. Esta ação, além de disponibilizar serviços e atividades, também tem como objetivo fazer com que a população seja ouvida e tenha acesso a tudo que está sendo realizado pelo governo municipal. Em breve outras regiões da cidade receberão o programa.
Confira os serviços do Prefeitura no Bairro
Entre os serviços do Prefeitura no Bairro, ocorreram atendimentos e orientações na área de saúde, da Central Agiliza (IPTU, Refis e Pague Fácil), orientação sobre cadastro habitacional e o Programa Moradia Popular, emissão de carteira de trabalho, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e outros serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, como orientações previdenciárias e ao microempreendedor, informações sobre cursos de capacitação oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, divulgação e orientação sobre os serviços oferecidos nos Centro de Referência e Assistência Social (Cras), como oficinas, palestras, cursos, encaminhamentos para programas, projetos e benefícios socioassistenciais de âmbito municipal, estadual e federal, como o programa Viva Leite e o Bolsa Família, pesquisa de hábitos culturais, distribuição das peças arrecadadas durante a Campanha do Agasalho 2015, inscrições para casamento comunitário, corte de cabelo, orientação e divulgação dos serviços oferecidos ao produtor rural, como a Patrulha Agrícola Mecanizada e assistência técnica e também pesquisa sobre implantação da Feira do Produtor Rural, orientação sobre cartão do idoso e deficiente, recursos de multas e outros reivindicações relacionadas ao trânsito e atividades esportivas como judô e slackline.
No local, também foi feita a distribuição de informativos sobre programas e ações da Administração Municipal contra dengue, sobre DST/AIDS, tuberculose, contra maus-tratos de animais, Posse Responsável; Campanha Cessa Fogo; Campanha de Castração de Cães e Gatos; Programa de Arborização Urbana; Programa Bragança Recicla; Campanha Cuidando da Água. Além disso, foi feita a doação de livros usados, que fazem parte da ação Troca de Livros; orientação veterinária e sobre o programa de castração; distribuição de redutores de vazão; coleta de óleo de cozinha, pilhas, baterias e papel para reciclagem, que fazem parte do Programa de Rede de Coleta Solidária; orientações sobre plantio e doação de mudas, sobre o Mega Plantio, sobre construção sustentável, reciclagem, sobre a realização de palestras, coleta seletiva; e Educação Ambiental e também com a programação cultural do mês. Além disso, foram realizadas palestras com temas como saúde infantil, dos idosos, escolar e bucal pela equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), avaliações bucais, distribuição de escovas, escovações supervisionadas e evidenciação de placa bacteriana, testes rápidos de HIV, hepatite C, Sífilis e gravidez, distribuição de preservativos, triagem de diabete, aferição de pressão, coleta de Papanicolau e vacinação.
Parceiros
O Prefeitura no Bairro também contou com o apoio de parceiros e empresas como a Rede Farma Fibra, Alfa e Omega Serviços, Sabesp, Nova Biotec, Nossa Senhora de Fátima Auto Ônibus, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista (Fesb), que disponibilizaram serviços e atividades como orientação jurídica, sobre transporte público, massagem, limpeza de pele, brinquedos infláveis para a criançada, sorteio de brindes, espaço kids com atividades para colorir e brincadeiras infantis e distribuição de pipoca, algodão doce e suco.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista