Prefeitura oferece microchipagem gratuita de cães e gatos em Extrema

Mais de 3 mil pets já foram microchipados pelo Centro de Controle de Zoonoses

O desaparecimento de cães e gatos é um dos maiores medos de qualquer tutor responsável, e com razão: as fugas inoportunas podem trazer consequências tanto para o animal perdido quanto para a saúde emocional do dono. A fim de minimizar este transtorno, o Centro de Controle de Zoonoses realiza gratuitamente a microchipagem, que auxilia na identificação do pet desaparecido.

O serviço de microchipagem é realizado desde 2022 e é destinado aos cães e gatos de qualquer idade. O microchip armazena dados do pet (como nome, espécie, raça, cor, idade e foto do animal), tal qual do tutor, como endereço e contato por exemplo. O dispositivo é do tamanho de um grão de arroz e funciona como um RG, facilitando a identificação caso o peludo fuja ou se perca.

Ao contrário do que muitos imaginam, o chip não funciona como um rastreador, mas ainda assim pode ser fundamental para o reconhecimento do pet caso ele seja encontrado por alguma instituição pública ou privada de proteção animal que possua o leitor. Essa é uma maneira eficiente de reencontrar os donos dos pets resgatados e até mesmo de responsabilizar pessoas por atos de abandono.

O procedimento de colocação do microchip deve ser feito por um profissional veterinário e é indolor. O dispositivo é implantado no subcutâneo (debaixo da pele) e não requer anestesia, se tratando de um método simples e rápido. Ao tutor, cabe a responsabilidade de manter os dados atualizados.

Para microchipar o seu cachorro ou gato, basta levá-lo ao Centro de Controle de Zoonoses de Extrema, localizado na Rua Presidente Kennedy, 355, no Centro. O atendimento é realizado das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (35) 3435-3438.

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema

Microchipagem-Anuncio-Meia-pagina-255x195mm-scaled-700x500

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>