A Carteira Digital é uma extensão do documento físico. Com a quarentena e o isolamento social, o documento virtual é a melhor alternativa para o cidadão
Em tempos de pandemia a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, a fim potencializar o incentivo ao emprego está disponibilizando auxílio e orientação ao uso da Carteira de Trabalho Digital, que é mais uma ferramenta para o trabalhador. A tecnologia está sendo constantemente utilizada a favor da sociedade e diante do isolamento social e a interrupção do atendimento presencial em diversos setores, aplicativos e sites tem se tornado ferramentas essenciais para dar continuidade a diversos serviços.
Com a pandemia de Covid-19 e as medidas adotadas para conter a proliferação do vírus, a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) tem sido priorizada de forma simplificada e prática na tela do smartphone do cidadão. A Carteira de Trabalho Digital é uma extensão do documento físico, ou seja, uma versão virtual, que possui todos os dados e registros da vida profissional do trabalhador, garantindo seu acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei.
Criada em 2017, a versão digital é mais uma alternativa para o empregado, bem como o empregador acessar os dados de maneira rápida e segura. Serviços como a solicitação de seguro-desemprego também estão sendo realizados pela plataforma.
O aplicativo é gratuito e para obter o documento basta o usuário criar uma conta no site (https://servicos.mte.gov.br/), baixar gratuitamente a “Carteira de Trabalho Digital” na loja de aplicativos do smartphone e entrar com o CPF e a senha criada durante o cadastro.
Para quem ainda não possuía a CTPS física, a versão virtual tem a mesma finalidade e validade para registros profissionais futuros. Já para aqueles que já têm a CTPS, podem optar pelo uso do documento online e guardar a via física. Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) pelo canal de WhatsApp (11) 4033-1950, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h.
Fonte: SECOM – Bragança Paulista