A Prefeitura Municipal de Extrema, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Turismo, realizou na segunda-feira, 21, a premiação dos vídeos produzidos pelas escolas municipais do município como parte dos processos de “Educação para a Sustentabilidade”, que, em 2019, trabalha com o tema “Educar para a Vida”. Foram premiadas as escolas: CEIM “Judith Bertolotti de Oliveira – Dona Teca” (Categoria Ensino Infantil), Escola “Professora Noemia de Medis Pereira” (Categoria Fundamental 1) e Escola “Osvaldo de Oliveira” (Categoria Fundamental 2).
A ação faz parte de um sistema estruturado de coordenação dos Processos de Educação voltados à Sustentabilidade no município através de apoio técnico em suas atividades realizadas com os orientadores pedagógicos e representantes das escolas da rede municipal. O processo de formação dos professores segue uma linha de trabalho colaborativo que permeia a cidadania, buscando formar educadores e jovens atuantes nas questões relacionados ao tema.
A Educação para a Sustentabilidade é um componente essencial que visa estabelecer processos que estimulem as novas gerações a exercerem sua cidadania de maneira atuante utilizando as ferramentas da realidade local, devendo estar presente, de forma articulada do processo educativo.
Nesse contexto, considerando a necessidade de auxiliar os processos de maneira a engajar os atores envolvidos (gestores escolares, orientadores pedagógicos, monitores, funcionários, pais e alunos) nasceu a necessidade de estruturar as experiências realizadas pelas escolas com o intuito de deixar um legado consistente de boas experiências que se estenda em um processo continuado e permanente.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Extrema