Durante o mês de maio, ocorrerão três atividades em conscientização à luta antimanicomial. O movimento é realizado por profissionais da saúde mental, pacientes e familiares cujo intuito é garantir os direitos, reabilitação e inclusão social de pessoas com transtorno mental. A data utilizada nacionalmente para a conscientização é 18 de maio.
Na segunda-feira, dia 2, das 13h às 16h30, ocorreu na praça Raul Leme, o ‘Sarau Cápsulas de Amor’, onde os frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II , seus familiares e profissionais do serviço fizeram recitais de poesias, apresentações musicais entre outros.
Já no dia 19, das 9h às 16h, também na praça Raul Leme, ocorrerão diversas atividades. Os profissionais do serviço explicarão sobre a importância da luta antimanicomial e da reforma psiquiátrica. Também haverá alongamento e um bazar de artesanato, com peças confeccionadas pelos frequentadores do CAPS II durante a terapia ocupacional.
E por fim, no dia 25, das 8h30 às 11h30, haverá uma mesa redonda com profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), um representante do programa ‘Consultório de Rua’ de Campinas e profissionais da Universidade São Francisco (USF). O encontro ocorrerá no auditório jurídico da USF.
Todas as atividades são abertas ao público.