Com o objetivo de intensificar a conscientização sobre o combate à dengue e a febre chikungunya, na última semana a Prefeitura realizou a Semana de Mobilização Contra a Dengue.
Durante todo o ano um trabalho preventivo contra doença é realizado por meio dos agentes de combate ao vetor e dos agentes comunitários de saúde, que realizam vistoria em residências averiguando possíveis criadouros do mosquito, orientando sobre a doença e entregando material educativo.
Durante a semana, em que o trabalho foi intensificado, cerca de 300 profissionais da Rede Municipal de Saúde foram capacitados pela equipe da Prefeitura. Funcionários da recepção, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, profissionais do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), enfermeiros e também médicos da rede de atenção básica, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional Bragança receberam informações técnicas sobre a transmissão da doença, sintomas nos pacientes, tratamento e situação epidemiológica no município e na região. O objetivo da capacitação é tornar a Rede Municipal de Saúde estruturada para combater a doença, principalmente se a situação no município se agravar. Com a capacitação, as unidades de saúde estão recebendo a partir de hoje, pacientes com suspeita da doença, para não sobrecarregar a UPA 24h, que centralizada este tipo de atendimento.
Na feira livre do município, também houve entrega de material educativo com o boneco ‘Mosquitão da Dengue’.
Já na sexta-feira, dia 27, foi realizado um Arrastão Contra a Dengue na zona norte do município. A equipe da Prefeitura retirou dois caminhões de objetos que acumulem água dos bairros Parque dos Estados, Planejada I e Julieta Cristina. Além disto, durante o arrastão, cerca de oitenta agentes visitaram as residências verificando possíveis criadouros e entregando material educativo.
Já no sábado, dia 28, equipes da rede municipal de saúde, agentes e voluntários da Defesa Civil estiveram na praça Raul Leme, Mercado Municipal, Rodoviária antiga e Lago do Taboão entregando material educativo. Também houve uma peça de teatro com o tema da dengue. No Cemitério Municipal, foram retirados possíveis criadouros do mosquito.
A Prefeitura está articulando novas ações de combate à dengue, como um mutirão educativo com o apoio do Tiro de Guerra que será divulgado em breve. A Rede Municipal de Educação também já começou a trabalhar o tema nas salas de aula e lançará em breve um concurso de desenhos, frases e textos sobre a doença a fim de conscientizar as crianças.
DIMP/Bragança Paulista