A Prefeitura de Cambuí, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, oferece abrigamento aos moradores de rua do município e intensifica, durante a pandemia do coronavírus, os trabalhos de busca ativa a estas pessoas incentivando-os a aderirem ao serviço de acolhimento, evitando assim a propagação do vírus e a contaminação pela Covid-19.
O local, que foi licitado pela Prefeitura vencendo a proposta de menor preço, tem capacidade para receber até 10 pessoas e foi modificado para atender os moradores de rua neste período, com uma estrutura para fornecimento de alimentação, pernoite e higienização, seguindo todos os protocolos de saúde e de segurança vigentes.
Cabe ressaltar que esta ação social foi financiada com recursos do Governo Federal e, de acordo com a Portaria nº 369/2020, só pode ser utilizado para esta finalidade.
As pessoas em situação de rua são ainda mais vulneráveis ao contato com o coronavírus, visto que muitas não praticam as recomendações de higiene e etiqueta respiratória, além de manterem contato com uma diversidade de pessoas ao longo do dia.
No total, 12 profissionais da Prefeitura de Cambuí participam da ação de acolhimento.
Fonte: ASCOM – Prefeitura de Cambuí