Prefeitura realizou quase 800 castrações gratuitas em 2015

Animais são castrados gratuitamente para famílias com renda inferior a 2 salários mínimos

A Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria de Saúde mantém o Canil Municipal de Extrema com cerca de 80 animais que são doados em feiras constantemente, porém o número de animais resgatados é alto e o canil sempre conta com aproximadamente 100 animais em suas dependências.

O Canil Municipal presta o serviço de castração de animais gratuitamente para a população extremense. Para castrar seu cão e gato os responsáveis do canil informam que o animal deve ter mais de 4 meses.

Em 2015 a Prefeitura de Extrema castrou quase 800 animais entre cães e gatos seja resgatados ou levados pela população. Os responsáveis do Canil Municipal lembram que cães se reproduzem de 6 em 6 meses e gatos de 3 em 3 meses.

A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico que não é muito complicado, mas precisa de diversos cuidados tanto antes, quanto depois da cirurgia. Nos machos, a cirurgia de castração é muito mais simples do que nas fêmeas e o procedimento retira os testículos deles. Nas fêmeas, a retirada dos ovários e útero é feita através de um corte (incisão) próximo a seu umbigo, que em seguida recebe uma sutura para fechamento.

No dia da castração o dono é orientado a garantir a devida restrição hídrica e alimentação do pet de no mínimo 12 horas. Isso é extremamente importante, pois garantirá a segurança do animal durante o procedimento cirúrgico. Depois de realizada a cirurgia, o animal ficará em observação na clínica até voltar da anestesia, onde será dada a autorização de seu repouso em casa para receber os devidos cuidados do pós-operatório por parte de seu dono.

Segundo os profissionais que trabalham neste serviço, a castração é a única forma realmente eficaz e ao mesmo tempo humanitária de controle populacional de animais, diminuindo o abandono.

Atualmente muitas são as pessoas que possuem um animal de estimação. Por gostarem ou porque os filhos querem muito. Porém cuidar de um bichinho requer tempo, muitos cuidados e gastos. E a castração por vezes se faz necessária e devido ao custo, muitos não possuem condições para fazê-la.

Em entrevista Ana Lúcia Olivotti, coordenadora de Vigilância em Saúde falou sobre o procedimento de castração oferecido pelo município.

De acordo com a coordenadora, a castração é oferecida à população gratuitamente, para o procedimento é necessário que o interessado procure a Vigilância em Saúde e faça um cadastro.

Para a realização do cadastro é necessário cópia do RG, comprovante de residência e holerite que comprove rendimento inferior a 2 salários mínimos.

Ana Lúcia ressalta que é feita uma avaliação das condições de renda da pessoa, a fim de que o serviço não prejudique as clínicas veterinárias particulares.

O acesso a castração é fácil, apenas preencher este cadastro e a avaliação.

Segundo Ana Lúcia a agenda de castração está completa até abril. Todo procedimento é realizado no CTA/SAE por veterinários capacitados. Após a castração também é feito um acompanhamento do animal.

Para mais informações entrar em contato no (35) 3435-2849 ou ir pessoalmente na Vigilância em Saúde, Rua Presidente Kennedy Nº 355, antigo Pronto Atendimento.

Com informações: Ascom/Prefeitura de Extrema

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam