Prefeitura recupera maioria dos lagos urbanos do município

Após ações nos lagos do Taboão, Hípica, São Miguel e Moinho, agora é a vez de recuperar o Lago do Orfeu

O compromisso de zelar pelo Meio Ambiente, desassorear e conter o assoreamento dos lagos urbanos têm sido desafios enfrentados, que estão sendo vencidos. Desde 2017, a Prefeitura de Bragança Paulista recuperou a maioria dos lagos urbanos do município. Agora serão iniciados os trabalhos no Lago do Orfeu. “Se tem uma Administração que cuidou e está cuidando dos lagos urbanos, está é a nossa”, afirmou o Prefeito Jesus Chedid, que destacou ainda os avanços na área ambiental que levou Bragança Paulista ao segundo lugar do Ranking Município VerdeAzul.

Um dos mais importantes é o Lago do Taboão, cartão postal da cidade, finalizado em 2018. E para evitar que ocorram novo assoreamento, a Prefeitura construiu caixa de contenção na rotatória da Praça São Francisco (a quantidade de sedimentos que retidos por ano e deixam de ir para o Lago do Taboão é de 248,12 m³/ano), e outra na cabeceira sul, próximo a Terra da Magia (a quantidade de sedimentos que são retidos por ano e deixam de ir para o Lago do Taboão é de 2.091 m³/ano).

Outro lago importante que foi recuperado é o Lago da Hípica Jaguari que ganhou forma novamente com a formação do espelho d’água. O serviço de desassoreamento foi concluído pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), chegando ao fim o imbróglio instaurado na cidade há mais de uma década sobre o assunto. Além disso, a Prefeitura está realizando as obras de infraestrutura do entorno, com a pavimentação das ruas. Esse trabalho se faz necessário como medida de contenção dos sedimentos e para evitar que o lago seja assoreado novamente.

Assim como o Lago do Taboão e da Hípica, o Lago do Jardim São Miguel também foi recuperado. Foram realizados no local a colocação de gradis e guarda-corpo, calçamento com piso intertravado em bloco retangular permitindo a permeabilidade do solo, reforma da quadra poliesportiva com demarcações das modalidades e instalação de tela, iluminação em LED em diversos pontos inclusive na quadra, implantação de 10 quiosques de madeira com cadeiras e telhas de barro, entradas para pesca esportiva, estacionamento para veículos, academia ao ar livre, ducha e hidratação, pista de caminhada com guias e sarjetas, paisagismo com plantio de diversas espécies de árvores, colocação de lixeiras para coleta seletiva e prolongamento da Rua Paschoalino Cataldo com calçada com guias, sarjetas e galeria de águas pluviais. Além disso, foi construído um banheiro público e praça de esportes e lazer, com playground.

Ações para conter assoreamento também foram realizadas no Tanque do Moinho, com a pavimentação do bairro Jardim Lago do Moinho. Além disso, a Prefeitura criou o Parque Ecológico no lago do Tanque do Moinho.

Agora a Prefeitura trabalha para a recuperação do Lago do Orfeu. E para isso, iniciou nesta os trabalhos demarcação topográfica. No local serão realizados serviços como limpeza superficial da camada de vegetação, terraplanagem, plantio de grama, construção de passarela sobre barragem, construção de galeria, construção de ala e muro de ala para galeria.

Paralelamente acontecerão as obras do “piscinão” da Alberto Diniz, que contemplam a construção de galeria (bacia de retenção da Av. Alberto Diniz), construção ala para galeria, gabião colchão, gabião caixa na bacia e pavimentação completa.

Fonte: SECOM – Bragança Paulista

Lago do Taboão - Arquivo SECOM

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Protected by WP Anti Spam