Nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma reunião com os agentes comunitários de saúde, o grupo de enfermagem da Atenção Básica e com a Divisão Epidemiológica para intensificar os trabalhos e ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti.
O mosquito agora está mais forte e transmite além da Dengue, o Zika vírus e a febre Chikungunya. O Prefeito Jesus Chedid, preocupado com o controle desse vetor na cidade, pediu para que a secretária de saúde, Marina do Oliveira, intensificasse o trabalho de combate ao mosquito integrando os profissionais da saúde e toda comunidade bragantina. Por isso, a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, aderiu à campanha realizada pelo Estado “Todos juntos contra o Aedes Aegypti”.
Começando pelo dia 4 de fevereiro, além dos trabalhos rotineiros, nos próximos dez sábados ocorrerão abordagens com a população em diversos locais, orientando a comunidade como eliminar os criadouros entre outras ações que contribuirão para o combate ao mosquito. Sendo assim, as ações acontecerão em fevereiro, nos dias 4, 11 e 18, em março nos dias 4, 11,18 e 25, e em abril nos dias 1 e 8 e 29.
Com o clima chuvoso instalado na região, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes Aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos.
No dia 11 de fevereiro tem início o Arrastão de Limpeza, envolvendo a Vigilância Epidemiológica, agentes comunitários e servidores da Secretaria de Serviços, permanecendo até julho com ações aos sábados. Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde divulgará o cronograma completo dos Arrastões de Limpeza.
Participaram da reunião o assessor de gabinete Marcus Leme, o Chefe da Divisão Epidemiológica Rodrigo Bueno, a médica veterinária Marta Franco, a auxiliar Ezildene Botolucci e o mascote da campanha, que representa o mosquito.
A Prefeitura de Bragança Paulista aproveita para divulgar ações que a população pode realizar para combater à Dengue, de acordo com o que estabelece o Ministério da Saúde:
Eliminar Locais de Reprodução
Local: Pratinhos de vasos com plantas
Ação: Elimine os pratinhos de vasos em áreas externas
Local: Plantas em água para enraizar
Ação: Manter a boca do recipiente protegida por algodão, papel alumínio, tecido, etc.
Local: Plantas em água (jibóia, pau d´água)
Ação: Encher com areia, ou lavar bem e trocar a água 2 vezes por semana.
Local: Bromélias ou plantas que acumulam água
Ação: Lavar com mangueira 2 vezes por semana
Local: Ocos das árvores, bambus
Ação: Preencher com serragem ou areia.
Local: Espelhos d´água, cascatas, lagos
Ação: Tratar com cloro/manter as bordas escovadas
Local: Piscina
Ação: Se tratada adequadamente, com cloro, não causam problemas; as lonas de proteção podem facilitar o acumulo de água. Colocar uma bóia sob a lona para facilitar o escoamento da chuva.
Local: Muros com cacos de vidro
Ação: Preencher com massa ou areia.
Local: Vasos vazios, baldes, regadores, etc.
Ação: Mantê-los com as bocas para baixo.
Local: Áreas externas próximas
Ação: Percorrer áreas próximas de sua casa, seu jardim, áreas não ajardinadas, praças, parques, super-quadra, etc. Recolher objetos que possam transformar em depósitos de água.
Local: Em áreas de obras
Ação: Vedar totalmente caixas de água e cisternas. Esvaziar e lavar semanalmente tambores e depósitos de água, recolher baldes e latas, verificar depósitos ou empoçamentos e encher com areia.
Local: Lajes
Ação: Mantê-las limpas, com ralos desentupidos e verifique seu nivelamento para evitar depósitos.
Local: Calhas, coletores de águas pluviais, caixas de inspeção, drenos, etc
Ação: Fechar com tela, se possível preencher com areia ou brita até o limite para evitar empoçamentos, adicionar água sanitária, conferir o escoamento das águas.
Local: Ar-condicionado
Ação: Cuidar para que a água não fique depositada nas bandejas de coleta.
Local: Barcos e canoas
Ação: Manter viradas ou cobertas com lonas depósitos e lixeiras
Local: Lixeiras externas
Ação: Fazer furos na parte inferior.
Local: Lixo doméstico
Ação: Manter o lixo ensacado e o recipiente tampado.
Local: Pneus usados
Ação: Furar e encaminhar para a reciclagem sempre que possível; se utilizados como brinquedos infantis faça um furo na parte inferior; se ainda utilizáveis guardá-los secos e cobertos.
Local: Vasilhame a ser descartado (casca de coco, latas de refrigerantes, copo plástico), garrafas, embalagens, etc.
Ação: Furar, amassar, cortar, picar, etc. de maneira que não se transformem em recipiente.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista