O presidente mundial da XCMG, Wang Min, visitou a fábrica de Pouso Alegre no último sábado, dia 22. Ele disse que a crise que o Brasil atravessa não limita as perspectivas de crescimento da gigante chinesa e que até 2018 o país deve voltar a crescer. A expectativa é que a XCMG, atual nona maior empresa do mundo no ramo de fabricação de máquinas para a construção civil, alcance o terceiro lugar até 2025. Para isso, a conquista do mercado latino-americano, a partir do Brasil, será fundamental.
“Estou somando os esforços de todo o Grupo XCMG, inclusive essa fábrica aqui em Pouso Alegre. A XCMG do Brasil é muito importante para nós na estratégia de internacionalização globalmente da empresa. Vamos fortalecer e expandir nossa presença para a América Latina. E acredito que com a expansão, mais funcionários serão contratados e novos produtos serão lançados para contribuir no alcance da meta colocada para 2025,” afirmou Wang Min.
Na visita do último final de semana, o presidente foi recebido pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Pouso Alegre, Alexandre Fleming, representando o prefeito Agnaldo Perugini. Fleming deu as boas-vindas e, mais uma vez, agradeceu pela empresa ter escolhida Pouso Alegre para instalar a sua primeira unidade fora da China.
Ainda durante a visita, Wang Min, afirmou que acredita que outras empresas chinesas devem fazer o mesmo caminho da XCMG e vir investir no Brasil. Já existe uma conversa para que, numa área junto à montadora de máquinas seja construído um condomínio de empresas chinesas.
Nessa segunda-feira, 24, Wang Min se reúne com ministros do governo federal em Brasília para tratar dessa expansão no mercado latino-americano.