Primeira etapa do projeto ESF é concluída

esf-orsm-site

A Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Bragança Paulista, juntamente com o Ministério Público do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (Gevid), concluiu no último dia 6 de maio, a primeira etapa do projeto Estratégia de Saúde da Família (ESF), que reuniu profissionais atuantes nos bairros Parque dos Estados, Planejadas 1 e 2, Toró e CDHU Saada Nader. O projeto consiste em capacitar os agentes comunitários de saúde com informações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de agressões e o conteúdo da cartilha ‘Mulher Vire a Página’, que é utilizada pelas agentes durante as visitas domiciliares.
A reunião ocorreu em uma igreja, situada na zona norte da cidade, e além das agentes, contou com a presença da equipe técnica do Gevid, da Coordenadora de Políticas para Mulheres de Bragança Paulista, Rosangela Leme, da Promotora de Justiça da Curadoria de Direitos Humanos de Bragança Paulista, Ana Maria Buoso, e da Promotora de Justiça do Ministério Público-SP, Fabíola Sucasas, que assistiram a apresentação dos grupos e também tiraram dúvidas, já que agora as agentes aplicarão o conhecimento adquirido em sua rotina de trabalho.
Durante a tarde, as equipes relataram a experiência vivenciada durante a abordagem inicial nas residências, com a entrega qualificada da cartilha, e também sobre a prestação de importantes informações para mulheres e homens. Algumas ressaltaram que a capacitação foi de extrema importância, pois auxiliou na identificação de casos, e também a enxergar o problema de outra forma, pois agora conhecem o ciclo da violência e já perceberam que as mulheres que receberam a visita estão disseminando a informação recebida.
Com a implantação do projeto, as agentes poderão, a partir de agora, orientar e identificar mulheres vítimas, contribuindo assim para a prevenção da violência doméstica.
O projeto ESF é dividido em três módulos e ainda será realizado com os demais agentes de saúde do município.

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>