Ações da Secretaria de Saúde visa o combate ao mosquito Aedes aegypti, controle de escorpiões e orientações à população.
A Prefeitura da Estância de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia ações estratégicas por meio das equipes da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças e da Divisão de Vigilância Sanitária com o objetivo de intensificar as atividades relacionadas à saúde da população.
Na última quinta-feira (8/03), o primeiro dia da “Vigilância em ação” ocorreu com atividades no bairro Santa Libânia, a ação contou com os profissionais da Vigilância Epidemiológica e Sanitária realizando visitas de casa em casa para o combate ao mosquito Aedes aegypti, controle de escorpiões e conscientização sobre assuntos relativos à saúde e vigilância sanitária.
Na ocasião, a equipe da Vigilância Sanitária também passou por todos os estabelecimentos na Rua Santa Cruz, a fim de orientar os proprietários sobre a legislação da Vigilância Sanitária, que estabelece normas para cada tipo de produto ou serviço que pode ter algum impacto para a saúde da população.
O trabalho também envolve as crianças, visando a conscientização desde cedo e a multiplicação dos conhecimentos nas residências e famílias. A Escola Municipal Professora Alba D’Aparecida Klein recebeu a equipe da Vigilância Epidemiológica para uma apresentação lúdica de teatro com fantoches para as crianças.
Dentro das atividades realizadas também estão as campanhas de vacinação. Em parceria com a Escola Nova Biotec, a Secretaria Municipal de Saúde realizou vacinação contra a Febre Amarela no mesmo dia na Praça Santa Amélia.
A fim de aproximar a população da Vigilância Epidemiológica e Sanitária e de levar serviços e educação para os munícipes, a ação ocorrerá em outros bairros da cidade. O próximo local a ser percorrido pela “Vigilância em Ação” será o bairro Cruzeiro, no dia 15, a partir das 8h30.
Fonte: DIMP/Bragança Paulista