Projeto aumenta lucratividade de pequenos produtores
O Pró-Genética é um programa que tem como objetivo melhorar a qualidade genética do rebanho bovino do estado e fortalecer as cadeias produtivas da carne e do leite.
Coordenado pela Secretaria da Agricultura de Minas Gerais, a execução do programa conta com atuação da Emater-MG, IMA e Epamig, órgãos vinculados à secretaria. Também são parceiros do programa a Associação Brasileira de Criadores de Zebu – ABCZ. Em Extrema, o projeto será realizado também com o apoio da Prefeitura e do Sindicato Rural.
A aquisição dos animais geneticamente melhorados é feita em feiras e leilões do programa, organizados em todo o estado. Nos eventos são ofertados reprodutores selecionados pela associação, permitindo aos produtores, prioritariamente os pequenos e médios pecuaristas de rebanhos bovinos comerciais (produtores de carne e leite), a aquisição de animais com genética de alta qualidade. São todos animais PO (Puro de Origem).
“A Administração Municipal tem o compromisso de ajudar os pequenos produtores a alavancar seus negócios, por isto, sempre seremos parceiros destas iniciativas”, comenta o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Extrema, Adriano Carvalho.
O Pró-Genética acontece em Extrema no dia 29 de junho, no Parque de Eventos em Extrema, às 9:00 horas. “Será a primeira vez que realizamos o evento na cidade”, explica a representante da ABCZ, Fernanda Merlo, “e por isto, junto com a feira, teremos uma palestra de orientação os criadores. Vamos tirar todas as dúvidas para ajuda-los na melhor decisão”.
“Todos os pequenos produtores de Extrema e região devem aproveitar a oportunidade. Um gado com genética melhor, adoece menos, produz mais leite e mais carne. Isto representa, custos menores e lucros maiores”, comenta o prefeito de Extrema, João Batista.
Fonte: Ascom – Prefeitura de Extrema