Em um dia de muita festa e alegria, a Polícia Militar realizou a formatura dos alunos do quinto ano das escolas estaduais, municipais e particulares no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) na cidade de Camanducaia e no distrito de Monte Verde/MG. O evento organizado pela PM em parceria com o município contou com a participação de várias autoridades e foi prestigiado também por amigos e familiares dos formandos.
O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico e objetiva a educação das crianças em seu meio natural e na escola com o auxílio de policiais fardados. Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivações para manterem-se longe desse mal. O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar, permitindo às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito às leis.
Durante dez semanas, com uma aula ministrada por semana, ao longo de um semestre letivo, os instrutores Proerd, que são policiais militares fardados, auxiliados pelo livro do estudante PROERD, contam com a ativa participação dos professores, os quais atuam como divulgadores das ideias do programa para as demais salas de aula e, também, com a participação dos pais, levando o programa para a família.
O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade. Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.
As lições aplicadas tem por objetivo desenvolver nos alunos a autoestima, controle de tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros que incentivam o uso de drogas. O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a Escola, a Família e a Polícia.
Ao todo, prestaram o juramento de se manterem longe das drogas 67 alunos em Monte Verde e 289 em Camanducaia. Além dos diplomas, foram entregues também premiações para as melhores redações com o tema “Proerd, vida e paz!”.