O conferencista Antônio Luiz da Silva é professor e Palhaço, há mais de 20 anos. Seu trabalho voluntário está embasado pela Associação Comando do Riso, com sede em Estiva/MG. Todas as atividades estão ligadas ao processo de humanização em hospitais do Extremo Sul de Minas Gerais (Pouso Alegre, Estiva, Cambuí e Extrema), atuando em parcerias com escolas, creches, abrigos, casas de repouso e projetos sociais.
O evento promovido pela Liga Acadêmica GUMPI – Grupo Móvel de Palhaçada Intensiva, Campus Medicina -UNIVÁS-Pouso Alegre/MG, contou com a palestra/curso de Assistência Humanitária, com o tema: Como despertar o potencial humano, em que todos os participantes tiveram a oportunidade de refletir, descontrair e aprender algumas técnicas de comunicação e valorização de princípios. Ainda foi apresentado histórias de superação, com mensagens que possibilitou a interiorização de sentimentos em prol do desenvolvimento humano, individual e coletivo. O curso aconteceu de forma online, com a supervisão dos estudantes de medicina e a participação de agentes de saúde, voluntários, lideranças religiosas e pessoas de outras áreas.
A simplicidade e a maneira a qual foi exposto as dicas de humanização, abriu novos caminhos para que diversos participantes pudessem “se encontrar” como pessoas em um mundo desafiador, cheio de influências negativas e pessimismo. Com linguagem acessível e bom humor, Antônio criou uma esfera de conhecimento e de motivação para o trabalho voluntariado.
Recentemente, escreveu mais uma obra, Pallony, “A magia do circo e o poder das pessoas”. Livro de psicologia e humanização, onde valoriza a espiritualidade ao longo da evolução do Homem. Neste livro, cada leitor sentirá se parte da obra, através da reflexão e das histórias de superação apresentados.
Professor Antônio é de Estiva, onde coordena projetos de humanização. É Palhaço de Hospital, palestrante motivacional e maestro da Fanfarra Estadual Newton Noronha.