No dia 19/07, cerca de 50 professores da Rede Municipal de Educação tiveram reunião de formação sobre Fonoaudiologia, Linguagem e Aprendizagem. A reunião foi ministrada pelo fonoaudiólogo, mestre em Distúrbios da Comunicação e doutor em Educação, Jaime Luiz Zorzi.
Durante o encontro, Zorzi abordou com os professores os seguintes temas:
- Quem é esse aluno que não aprende? Diferenciando os transtornos de aprendizagem e as dificuldades escolares: dislexia, distúrbio de aprendizagem, transtornos globais e as limitações de ensino; – Compreendendo o processo de aprendizado da leitura e da escrita: como o cérebro processa informações formando as conexões necessárias para o aluno aprender a ler e a escrever; – As etapas de construção da leitura e da escrita e suas relações com as chamadas habilidades metafonológicas; – O que é um sistema alfabético de escrita e que competências precisam ser desenvolvidas em nossos alunos? – Diretrizes para a elaboração de uma proposta de alfabetização considerando as descobertas recentes da neurociência.
A reunião aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sargento Sebastião José Monteiro.
O palestrante
Dr. Jaime Luiz Zorzi é fonoaudiólogo, mestre em Distúrbios da Comunicação, doutor em Educação e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Atua, clinicamente, desde 1977, atendendo pacientes com alterações da linguagem oral, escrita e aprendizagem. Seus procedimentos de avaliação, diagnósticos e intervenções clínicas, adotados em cursos de graduação e na prática clinica fonoaudiólogica.
Trabalhou em escola de educação infantil criando programas pedagógicos e supervisionando professores. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas atuais estão voltadas para a área de aprendizagem e distúrbios de leitura e escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio “Mérito Fonoaudiológico”.
Foto: ASCOM