A Universidade São Francisco (USF) promoveu nesta quinta, dia 5, a colação de grau da 1ª turma de Pedagogia por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), um programa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria de Educação e as Instituições de Ensino Superior (IES). Vinte e oito profissionais que já atuam na Rede Municipal de Educação de Bragança participaram da cerimônia, que contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Professora Huguette, representando na ocasião, o prefeito Fernão Dias.
Além da vice-prefeita, a mesa de honra foi composta pelo vice-reitor da USF, Professor Joel Alves de Sousa Júnior; a diretora do Campus de Bragança, professora Márcia Aparecida Antônio; o coordenador geral do PARFOR, Carlos Pizzolato; a coordenadora do curso de pedagogia, professora Ester Baptistela; a coordenadora geral da CAPES, professora Izabel Lima Pessoa; além dos professores Duglas Wekerlin Filho e Milena Moretto, que foram patrono e paraninfa da turma, respectivamente.
Em sua fala, Professora Huguette demonstrou o orgulho por estas professoras que buscam cada vez mais o conhecimento como base necessária para se chegar cada vez mais perto de uma educação de excelência e citou o educador Paulo Freire. “A educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”, refletiu ao ressaltar ainda sobre a importância da dedicação e o amor à profissão, frisando que “o bom professor é aquele que projeta seus alunos”.
A vice-prefeita fez questão de enaltecer a parceria entre a USF, o Governo Federal e a Prefeitura de Bragança, por meio do PARFOR, que promove cursos superiores gratuitos, na modalidade presencial, a profissionais da Educação que não possuem a Licenciatura em Pedagogia e lecionam em escolas públicas. O programa garante que os profissionais que ainda não possuem a licenciatura possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e contribuam, assim, para a melhoria da qualidade da educação básica no País.
Fonte: DIMP Bragança Paulista